WebNet

WebNet

quarta-feira, 4 de abril de 2012

5º Encontro da Rede Estadual de Colegiados Territoriais do MA

O chapadinhense Juvenal Neres (de boné) participou do Encontro.

Aconteceu em São Luís, com apoio do Fórum Carajás, no período de 30 a 31 de Março de 2012, o 5º Encontro da Rede Estadual de Colegiados Territoriais do Estado do Maranhão. Com tema principal: V Encontro Nacional dos Colegiados Territórios que Acontecerá em Salvador no período de 20 a 24 de Maio de 2012. 

O encontro contou com representantes dos dez (10) territórios, onde o tema principal foi o V Encontro Nacional de Colegiados Territoriais e assuntos relacionados ao desenvolvimento das políticas Territórios no Estado do Maranhão. 

Juvenal Neres participando dos trabalhos em grupos

Representação de Chapadinha
O militante social chapadinhense Juvenal Neres esteve presente no Encontro participando ativamente das discussões, de onde saiu como um dos delegados para o Encontro Nacional que será realizado na Bahia no período de 20 a 25 de maio próximo. "Quanto à minha representação, sou pela as políticas territoriais que envolve os 16 municípios do Baixo Parnaíba, onde esta representação por município, no caso de Chapadinha, tem 08 representantes, sendo 04 do governo municipal (Secretarias de Educação, Ação Social, Agricultura e Saúde) e, 04 da sociedade civil, representada pelas categorias STTR, SINTRAFE, ASA-MA/CONSEA-MA" ressaltou Juvenal.   

Saiba mais: 
A Rede Estadual de Colegiados Territoriais do Maranhão é composta por todos os Colegiados Territoriais organizados. Desta rede participam os Colegiados territórios homologados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRUS . A rede, por se propõem a articular instancias constituídas por organizações da sociedade civil e do poder público assume um formato de rede de governança. A Rede deve se reger pelos princípios da democracia participativa, da horizontalidade, da cooperação, da solidariedade, do respeito ético a diversidade e pluralidade.


A Rede Estadual do Estado do Maranhão, tem o papel de representar politicamente os Colegiados Territoriais, junto de instituições públicas, privadas, da sociedade civil e organismos internacionais, participando ativamente nos debates sobre promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário, com enfoque territorial, considerando e prezando pela participação e por sua autonomia política.


A Rede de governança ajuda a estabelecer mecanismos de consulta popular e culminam na oportunidade para o Estado legitimar decisões e caminhos que as políticas públicas devem tomar.


Esta espécie de intercâmbio político explica a interdependência entre os atores do poder público e da sociedade civil. Os recursos que o Estado se propõe nesse intercâmbio (diálogo, acesso às decisões, financiamentos, incremento do capital social e político) promovem o desenvolvimento organizacional dos atores com os quais ele interage.



Arquivo do blog