WebNet

WebNet

terça-feira, 1 de março de 2011

Teste de Degustação Definirá Cardápio da Merenda Escolar 2011


A alimentação passou por teste de degustação e de qualidade por técnicos (nutricionista), conselheiros da merenda escolar e alunos do Sistema de Ensino do município. Duas empresas estão cadastradas para fornecer Merenda para as escolas municipais de Chapadinha, neste ano letivo de 2011.

Para a definição do cardápio a ser fornecido às escolas, produtos precisam ser testados. Esse teste foi realizado no último dia 21, com alunos da Unidade Integrada Isaías Fortes, localizado no bairro Tigela. Espontâneamente, cinco alunos/sala, totalizando trinta, participaram dos trabalhos. Antecedendo a parte pelos alunos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE) fizeram a degustação de todos os produtos. A nutricionista Drª Adriane de Souza representou a SEMED e Joselito de Oliveira, como presidente, representou o COMAE. O teste de degustação é feito em parte por causa da variedade e itens. Ao final, todos responderam a um questionário de avaliação.


O teste sensorial precisa de pelo menos 4 pontos ou mais para que os produtos sejam levados às escolas, onde o processo ainda vai passar pela aceitabilidade dos alunos. Após a degustação e teste de aceitabilidade com os alunos, serão escolhidos os produtos com pelo 90 por cento de aprovação.

Seis produtos, entre doces e salgados, passaram pela degustação dos técnicos, conselheiros e alunos. Dentre os produtos degustados havia a sopa de frango e o mingau de tapioca com milho.

De acordo com Drª Adriane de Souza, nutricionista da SEMED, "o valor nutricional deve seguir padrões exigidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)".

Arquivo do blog