WebNet

WebNet

domingo, 9 de janeiro de 2011

Do Toco ao Oco

Campo de soja próximo a Comunidade de Currais, no município de Mata Roma (MA)
*Com Felipe Klamt
O carro avançava pela estrada na região do Baixo Parnaíba, no olhar somente o cerrado cortado, a terra revirada com os restos da rica mata nos imensos descampados aguardando as máquinas para a nova plantação da soja. Para emoldurar o lamentável quadro, milhares eucaliptos com folhas verdes e a certeza de um futuro solo árido.
A triste realidade desta população vem sendo demarcada pelos propagados “grandes projetos” do melhor governo da vida dela, tendo o êxodo como opção de sobrevivência, o subemprego nas fazendas multinacionais pelo prato de cada dia, o talhado artesanato evaporando, ficando impraticável a sua comercialização pela falta de madeira e para completar a tragédia surge a primeira favela de beira de estrada.
Muitos gritam pela equivocada penitência imposta a esta gente simples que tinha uma terrinha para morar, para plantar no toco e quem sabe sonhar por algum dia em que o respeito será a primeira regra de convivência.
Assim caminha o Maranhão, com os filhos do chão da miséria sendo tratados como objetos de troca pela continuidade do poder para poucos. Somente alguns. 


http://comcontinuacao.blogspot.com/

Veja matérias relacionadas: 
- Veredas Destruídas (Programa Globo Rural, exibido neste domingo (9) - Reportagem fala sobre desvastação do Cerrado na região do Baixo Parnaíba maranhense);

- Vídeo da matéria "Veredas Destruídas" (Programa Globo Rural - Rede Globo)

Arquivo do blog