WebNet

WebNet

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Notícias da Paróquia


- Esta semana celebramos a SEMANA DA FAMÍLIA. Muitas atividades nos bairros dentro e fora das capelas. A abertura será na missa da noite de domingo, seguida de convívio na Praça ao lado. Domingo, dia 15, haverá uma caminhada que deve envolver todas as forças vivas da Paróquia. A caminhada sairá da igreja (capela) do bairro Aparecida, às 7h30.

- Já está aberta a assinatura dos jornais litúrgicos. Pedimos a todas as pessoas interessadas que façam sua assinatura quer na cidade, quer nas comunidades

- No próximo sábado (14), pelas 15h, haverá uma reunião no Centro Paroquial para divulgação da Pastoral da Pessoa Idosa com a coordenação estadual e diocesana. Pedimos o máximo de interesse por esta reunião e a participação de quem puder e se sentir sensibilizado.

- Faleceram: O sr. José Franco, morador do bairro Terras Duras, que foi um dos iniciadores das comunidades de Base na companhia do sr. Sebastião Alves; O artista plástico e Professor Chico Pintor que foi um dos iniciadores do Grupo de Jovens JUC. Paz às suas almas.

- O grupo Missionário João Paulo II está em plena atividade no bairro do Areal. Pe. Luís (foto) é que não se tem sentido bem e está em repouso. No último domingo (8), o grupo fez a entrega da imagem do Padroeiro da Igreja: Cristo Redentor que trouxe de Portugal.

- Estão para chegar seis jovens portugueses para passarem três semanas com as Missionárias da Boa Nova. Este grupo tem ajudado muito nossas Missionárias quer aqui, quer em África, onde se encontram as Missionárias Conceição Gaspar e Isabel que têm dado notícias que estão bem. Terão brevemente a companhia de uma senhora portuguesa que as vai ajudar nos trabalhos

- CARTA ABERTA
“O Pároco mandou uma carta a todas as autoridades do Município e a algumas estaduais para que se tomem medidas sobre a situação de perturbação, falta de segurança e sossego na cidade.

No centro da cidade, não estamos cinco minutos sem sermos perturbados por um trio, um carro, uma moto ou uma bicicleta com som. Há zoada a mais, acontecimentos festivos demasiados com graves incidências sobre as famílias que se sentem inseguras na educação com tanta solicitação dos filhos para freqüentá-las.

Chapadinha é uma cidade com muita juventude que não tem a assistência dos pais que têm que ficar no interior. Nas vizinhanças da matriz há bares a mais que perturbam as celebrações. A carta tem três partes:

1º- A Lei Orgânica do Município de Chapadinha no seu artigo 179 diz que garante uma proteção especial à estabilidade das famílias e um ambiente saudável. O Código de Posturas do Município proíbe perturbar o sossego público. A Lei do Silêncio, nº 459 regula o uso de sons. O Código de Trânsito Brasileiro fala dos equipamentos de som nos veículos.

2°-Faz uma análise da situação em Chapadinha com desassossego de dia e de noite, sons altíssimos acima dos decibéis permitidos, festas demasiadas a fomentar a libertinagem noturna, uso de drogas e excesso de bebidas e incentivo à prostituição. Quem promove as festas não paga imposto que devia ser usado para criar espaços de lazer digno para a juventude. Ultimamente houve casos graves de abuso de donos de bar a engrossar a desagradável lista de ocorrências já existentes.

3º - Pede-se proibição de licença de bares nas vizinhanças dos templos e escolas e hospitais. Chama-se a atenção para situação de zonas nas proximidades de escolas. Que se faça um cadastro dos aparelhos de som e que tenham fiscalização rigorosa. Que tenha penalização quem transgrida a lei do silêncio.

Chapadinha não é cidade de segunda nem estamos na mata da Amazônia.
_________________________________
FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de N. S. das Dores - Chapadinha // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°19 – 08/08/2010

Arquivo do blog