WebNet

WebNet

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Programa Escola Ativa Realiza 5º Microcentro

Profª Ruth, Coordenadora do Programa fazendo abertura do encontro
O Programa Escola Ativa do Ministério da Educação busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

No que toca a questão de capacitação para professores, são realizados periodicamente Microcentros, encontros esses que além de servir para formação continuada e planejamento, é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências, oportunidade para educadores se organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como, discutirem dificuldades.

Em Chapadinha, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na última sexta-feira (11), na Biblioteca Pública Municipal, mais um Microcentro para formação dos professores que atuam nas turmas multisseriadas da rede pública de ensino da zona rural. O Microcentro, em Chapadinha, está dividido em 3 grupos e conta com a participação de 136 professores e 14 supervisores onde está sendo compartilhada a experiência e a estratégia Metódologica Escola Ativa.

Segundo a Coordenadora do Programa, Profª Ruth, o microcentro é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências dando oportunidade a construírem novos conhecimentos entre os professores que atuam nas escolas da zona rural. “O encontro é importante para que os docentes possam enriquecer seus conhecimentos, através da troca de informações”, afirmou a Coordenadora.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima, são finalidades do programa em Chapadinha “diminuir a evasão escolar, a distorção de idade por série e a repetência, afinal,
o Programa é uma estratégia metodológica que visa a melhoria dos indicadores educacionais e a elevação da qualidade da Educação oferecida às classes multisseriadas da zona rural".

"Um dia muito especial, pois também é um momento para interação entre os participantes onde nos apresentam sugestões, realizamos oficinas pedagogicas e estudo para entercambiar, avaliar e promover atividades em prol da aprendizagem de nossos alunos" ressaltou o Profº Antonio Marcos Cunha, um dos participantes.

Arquivo do blog