WebNet

WebNet

terça-feira, 20 de abril de 2010

JÁ ERA TEMPO... (OU MELHOR, NEM DEVERIA TER SIDO!)

Como verdadeiro chapadinhense, e pelo fato de não poder passar a semana toda em Chapadinha, sempre acesso os blogues locais para saber o que ocorre na minha cidade. Porém, nos últimos dias, uma notícia me chamou atenção: a saída de João Damiani (foto), da Secretaria de Educação do município.

Damiani exerceu a pasta durante um ano e três meses. No entanto, não melhorou em nada a educação em nosso município. Talvez nem tanto por sua vontade, mas pelos próprios costumes dos prefeitos locais de nomear secretários "faz-de-conta”, ou seja, sem nenhuma autonomia para desenvolver suas funções. Para os nossos gestores, o secretariado só serve para assinar cheques.

Não conheço Damiani, mas penso que ele é uma pessoa digna e deve ter lá seus méritos. Embora os blogues digam que a saída dele tenha sido por pressão de vereadores, acredito que foi por um outro motivo: NÃO ACEITOU SER SUBMISSO E COMPARTILHAR COM A SUJEIRA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

A gestão do ex-prefeito Magno Bacelar foi marcada pela presença de pessoas até então desconhecidas, pelo menos em Chapadinha: o ex-secretário Joaquim Nunes – Secretário de Obras, Noni Braga – Secretária de Educação, Lídia ex-mulher do Marco Antonio – Tesoureira, Reginaldo Marinho – Secretário de Obras, Zé do Motor – Secretário de Agricultura, Zé Dimas – encarregado de obras, ou melhor, das máquinas de Magno, Gil Lopes, Sebastião ex-cunhado de Magno – Licitações, Nonatinho Nota 10 ex-cunhado de Magno, Graça Nunes – vereadora eleita com a força do dinheiro da prefeitura, a irmã da Graça Nunes – Chefe do CRAS do Campo Velho, entre outros que não me recordo. Isto sem falar nos contratos de prestação de serviços na área da saúde, com enfermeiras e fisioterapeutas que são mais requisitados nos programas federais PSF/NASF e estão sendo ocupadas por pessoas de outros lugares, deixando os Chapadinhenses que já têm graduação para exercerem as atividades fora.

Pelo menos uma coisa “boa”: com a saída de Damiani, quem assume a pasta é a professora Enir Lima (foto ao lado), que conhece a as pessoas e a realidade do nosso município. A ascensão de Enir se deu não por vontade da atual administração, mas por conveniência e circunstância do momento.

Por enquanto, torço para que Enir Lima se mantenha no cargo e faça um bom trabalho à frente da Secretaria. Espero que ela tenha um mínimo de autonomia para desenvolver suas atividades e que este trabalho venha refletir de maneira positiva na qualidade do ensino de nossas crianças.

Por: Aldy Silva Saraiva Júnior
Vice-Presidente do PTB - Chapadinha/MA

Arquivo do blog