WebNet

WebNet

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Prefeitura Entrega Cartões do Bolsa Solidária

Na manhã da última terça-feira (3), a Prefeita Municipal, Danúbia Carneiro, o Secretário de Projetos Especiais do Governo do Estado, Dr. Magno Bacelar, e o Secretário Municipal de Agricultura, Antonio do Nilo, fizeram a entrega dos cartões do Bolsa Solidária para as famílias atingidas pelas enchentes no período de janeiro a maio deste ano.

O benefício faz parte do programa do Governo Estadual, que solicitou ao Ministério da Integração Social verbas para atender a mais de 29 mil pessoas em 82 municípios maranhenses. Para Chapadinha foram destinados cerca de 90 mil reais que estão sendo distribuídos a 286 famílias. Cada beneficiado vai receber R$ 100,00 por mês, durante três meses.

Na ocasião o Secretário de Governo, Dr. Magno Bacelar, (o Nota 10), aproveitou para ressaltar o árduo trabalho da prefeita, que foi umas das primeiras gestoras a colocar um município em situação de emergência e solicitar ajuda do governo estadual, na época das enchentes. “A Prefeita se empenhou totalmente para que este grande momento estivesse acontecendo hoje, convocou a Defesa Civil envolveu a sociedade, mostrou para o Governo do Estado e para o Governo Federal que Chapadinha tinha que ser incluída nesse programa de emergência, e evidentemente a Defesa Civil quando esteve no em Chapadinha constatou que realmente estava em estado de emergência” - observou ele.

Dr. Magno aproveitou o momento para anunciar que a Governadora Roseana Sarney, irá implantar no município o Programa 1º Emprego, presente nas cidades de São Luís, Imperatriz e Caxias. Segundo Magno, o anúncio foi feito pela governadora durante recente visita aos municípios de Matões do Norte, Timom e Aldeias Altas na semana passada, onde ele esteve presente. “Ela me antecipou que colocou Chapadinha no programa do 1º emprego e ela já sinalizou que vai ajudar a nossa Prefeita. Estou trabalhando para conseguir junto a governadora a tão sonhada duplicação da Avenida Ataliba Vieira de Almeida e melhorar a iluminação" - disse ele.

O programa de cadastro foi realizado pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura, que durante semanas percorreram dezenas de povoados para que todos fossem atendidos.

Ao todo 1.200 famílias foram cadastradas no programa, mas somente 286 foram escolhidas para receber o beneficio em dinheiro. O secretário municipal de Agricultura, Antonio do Nilo, explicou que isso se deu porque eles tinham um número limite para cadastro que foi feito através de uma seleção onde eles classificação a situação das famílias e selecionaram os casos mais emergências. “Uma parte recebeu doações em colchões, cestas básicas., redes e outras coisas a mais. Os que estão aqui hoje, recebendo os cartões são as famílias onde se constatou um maior prejuízo” - disse ele.

A prefeita ressaltou o trabalho árduo realizado na zona rural, e lembrou que durante esse processo muitos foram os que não acreditaram no programa, mas o desejo de fazer acontecer e a confiança foram fundamentais para que o benefício chegasse aos necessitados. “Poucos eram o que ainda tinham esperanças que o programa chegaria, mas estamos aqui para renová-las e fazer com que todos acreditem na Gestão Pública, pois ela é devagar porque precisa de organização. Fico feliz quando a gente faz esse trabalho para as pessoas mais humildes, porque para eles é muito importante para comprarem cimento, tijolo, ou alimentos. Eles vão fazer um bom uso desse dinheiro” - ressaltou ela.

Arquivo do blog