A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, divulgou o balanço do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti - LIRA.
Os bairros Centro, Residencial Moisés Amorim, Vila Liberdade, Vila Isamara, Tigela, Bairro Novo, Residencial Tropical, Cohab, residencial José de Almeida, São José e Japão, obtiveram índices satisfatórios.
Terras Duras, Aldeia, Campo Velho, Idalina Mendes, Areal, Cruz, Vila Nota 10, devem dobrar a atenção pois o nível é de alerta.
Já nos bairros Corrente, Novo Castelo, Boa Vista, Mutirão, Recanto dos Pássaros, Aparecida e Caterpillar, a população deve se mobilizar para eliminação de focos, pois nesses bairros é grande o risco de contaminação e surto de dengues graças a presença de larvas do mosquito.
“Os bairros que alcançaram índices satisfatórios não devem se acomodar com esse resultado, ao contrário, devem permanecer vigilantes. Já os bairros com nível de alerta e principalmente os bairros com alto risco a população deve envidar esforços no sentido de eliminar todo e qualquer foco que possa servir de guarda das larvas do mosquito. A prevenção nesse caso ainda é a melhor solução”, alertou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valnice Meneses.
O LIRA é um instrumento fundamental para o controle do aedes aegypti desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.
Publicidade