Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

domingo, 13 de maio de 2012

SÃO BERNARDO: Sebrae/Chapadinha Promove Encontro de Lideranças Municipais


Por: Luis Carlos Júnior - Blog Ações e Destaques

O município de São Bernardo, localizado a cerca de 130 km de Chapadinha, sediou na manhã da última sexta-feira (12), o Encontro de Lideranças Municipais, com vistas à implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.


O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais daquele município e contou com a participação de lideranças do poder público, representada pelo secretário municipal de administração – Coreolano Coelho de Almeida; micro e pequenos empreendedores locais, além de representantes das cidades de Brejo, Santa Quitéria e Santana do Maranhão.


O encontro foi promovido pela Unidade Regional do SEBRAE/Chapadinha, responsável por 17 municípios, correspondentes às regiões do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba. As discussões giraram em torno da lei geral da MPE, que visa tornar mais fácil e simplificado o tratamento ao pequeno empresário, reduzindo significativamente a burocratização e gerando mais oportunidades ao empreendedor, que por sua vez, passará a ganhar mais e possibilitará a criação de emprego e renda em sua região.


O exemplo mais contundente sobre o sucesso da aplicação desta lei vem do município de Cabaceiras, encravado na região do Cariri, na Paraíba. A cidade mesmo com as adversidades climáticas, chegando a passar até 11 meses sem chuva e, por estar localizada numa das regiões mais pobres do país, sobressaiu-se entre as demais cidades brasileiras, explorando as suas potencialidades arqueológicas, culturais e naturais.


Uma delas é o Lajedo de Pai Mateus, uma formação rochosa localizada há 30 km de Cabaceiras, que chama a atenção de turistas vindos de todas as partes do mundo, principalmente dos países escandinavos. A cidade também é conhecida como a “Roliúde Nordestina”, por ter sido palco para importantes produções cinematográficas brasileiras, a mais famosa delas, foi o Auto da Compadecida – filme baseado na obra do dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna, sucesso até hoje no país.


Essas potencialidades, até então escondidas aos olhos do mundo, foram enxergadas pelo ex-prefeito de Cabaceiras, Arnaldo Faria Jr., hoje, consultor do Sebrae. Ele viaja por todo o Brasil relatando as suas experiências como gestor público e, de como chegou a ser o vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, colocando em prática no município de pouco mais de cinco mil habitantes a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.


Em sua palestra, “Os pequenos Negócios na Liderança do Desenvolvimento”, ministrada nas cidades de Vargem Grande e São Bernardo, Arnaldo Jr. abordou os itens inerentes à legislação, como, as compras governamentais, o empreendedor individual, os agentes de desenvolvimento, a redução da burocracia, os tributos diferenciados e o incentivo ao crédito.

 

Também participaram do evento a Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-MA, Cristiane Correa; o Gerente da Unidade Regional do Sebrae/Chapadinha, Diógenes José de Souza Júnior; e das consultoras, Edilania Barros e Sandréia Cantanhede.


Diógenes ressaltou que mais de 60% dos 17 municípios assistidos pelo Sebrae, estão com a lei geral regulamentada e, que espera a implementação dessa legislação, em pelo menos, oito cidades da região do Baixo Parnaíba, até o final deste ano.


Ao final do encontro foi apresentada a sala do empreendedor, instalada nas proximidades da Prefeitura de São Bernardo, em frente à Praça Bernardo Coelho de Almeida, no centro da cidade. A inauguração oficial das instalações deverá ocorrer dentro de alguns dias. Nesse espaço o empreendedor receberá orientações e terá a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas.


Ainda segundo Diógenes José, os trabalhos que visam à implementação da lei geral em São Bernardo, iniciarão no próximo dia 28, com as consultorias e a promoção do curso de formação de agentes de desenvolvimento local.
 
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog