WebNet

WebNet

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lula ‘inaugura’ Campus da UFMA de Chapadinha no Palácio do Planalto

Jocélio Santos, Lula, Natalino e Haddad durante 'inauguração' do Campus 

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, e o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) de Chapadinha, Jocélio Araújo Santos, receberam na última segunda-feira (29), das mãos do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad (Educação), a placa de inauguração do Campus de Chapadinha.

A solenidade, realizada no Palácio do Planalto marcou a conquista da meta prevista pelo Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

Para Natalino Salgado, essa é a oportunidade de criar e descentralizar o ensino superior de qualidade, com a criação e desenvolvimento de novos campi, além de mais de 30 escolas federais. “Através dessas iniciativas de ampliar a educação por todo o Maranhão, as pessoas terão mais oportunidade não só de aprender e se especializar, como a de se inserir no mercado de trabalho através da sua profissão. Dessa forma, novos empregos serão gerados e a educação não será oportunidade apenas de poucos e sim de todos”, ressaltou o Reitor.

O evento marcou a expansão da rede federal de educação profissional do governo Lula, no qual foram criadas 214 novas escolas, de 2005 até hoje. Com o Reuni, 126 novos campi e unidades universitárias foram criados, passando dos 148 existentes até 2002 para 274 que já entraram em funcionamento até este ano. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 26 unidades federativas e no Distrito Federal.

O presidente Lula afirmou que educação não pode ser tratada como ‘gasto’, mas sim como investimento. Em seu discurso, ele foi enfático e criticou governos passados que trataram a educação como um gasto e reduziram os investimentos no setor, deixando milhões de jovens sem oportunidade de estudar.

Jocélio Santos disse se sentir grato ao reitor pelo empenho, ao presidente Lula pelo incentivo e, principalmente, ao corpo docente do campus que dirige. Entre as melhorias na UFMA de Chapadinha, o diretor destaca o investimento na formação dos docentes que compõem o quadro fixo de 52 professores, entre mestres e doutores, dos quais mais de 48% são mestres e 52% doutores. 
Site da UFMA - Leia mais aqui.

Arquivo do blog