WebNet

WebNet

domingo, 3 de outubro de 2010

A Reta Final da Campanha (Eleitoral) foi Torta

”A reta final da campanha eleitoral em Chapadinha foi torta. Meteu curvas exageradas. Os momentos finais demonstraram princípios norteadores nada corretos. Ficou sobejamente comprovado que a educação política é fraca ou quase inexistente. Alguns candidatos, não tendo projetos de ação, quiseram-se evidenciar na zoada. Trocaram idéias por foguetes, comunicações convincentes por fogos estridentes. 
 
O que resultou foi que, na vez de informação, tivemos confusão, na vez de campanha eleitoral houve carnaval, na vez de política fez-se demonstração criminosa de corrupção. Deu-se gasolina para juntar motos e carros, houve filas de pedintes para receber dinheiro dos candidatos, houve perturbação do ambiente e do sossego públicos em excesso. Estamos todos saturados de tanto incômodo. A busca de promoção num cargo público foi tão grande que o número de candidatos espanta.

No Maranhão concorreram a deputados estaduais 420 pessoas, a deputados federais 174, a senadores 12 e a governadores 7. Quanto dinheiro não foi gasto para toda esta corrida? E quanto o Estado não deve ter despendido? O que interessa é criar empolgação, mostrar grandeza que entusiasme o povo e esmague os adversários. Há esforço para que o povo arquive a razão e se deixe levar pela emoção. Trabalha-se o coração para substituir a razão. Impossibilita-se o estudo para que se vote pelo sentimento. Adia-se a transformação para preferir a estagnação. A manifestação de poder econômico supera a demonstração de utilidade pública de algumas candidaturas. Amordaça-se a consciência da população. 
 
No carnaval, as passistas ostentam formas corporais, aqui exibe-se a espessura da carteira, a riqueza de meios. Ambas as maneiras imorais de péssimo comportamento social. E, na falta do uso do raciocínio, prioriza-se o candidato e abandona-se o povo. Os interesses individuais ganham ao bem comum. 
 
E, acabadas as eleições, depois de tanto cansaço, adormece-se a responsabilidade. Ah! sono bom durante o qual alguns irresponsáveis vão juntar meios para a próxima campanha eleitoral! E assim se adia o esforço para que haja democracia! Felizmente que há uma plêiade de Promotores e Juizes novos que, com a Polícia Federal, vêm estragando algumas artimanhas!”.
Boletim in Vida Nova/Paróquia de Chapadinha

Arquivo do blog