WebNet

WebNet

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

NINA RODRIGUES | Prefeitura Realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 06.Outubro.2021

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Fundação Antônio Dino (Hospital Aldenora Belo, da capital São Luís), deu início no dia 27 de setembro último, a "Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero".

As ações consistiram na realização de exames preventivos, testes rápidos, vacinação contra o HPV e demais atividades e já beneficiaram mulheres da zona rural do município, como por exemplo, nos povoados Boa Vista e Santa Isabel. No dia 28, foi a vez da comunidade Ilha e, o encerramento, aconteceu na quinta (30/Setembro) e sexta-feira (1º/Outubro), no Ginásio Major Horário.


Para realizar o exame, as mulheres apresentaram seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS), ter 25 anos ou mais, não estar menstruada, não ter relação sexual por pelo menos 24 horas antes do exame e não usar cremes vaginais por pelo menos 48 horas antes do exame.

O secretário municipal de Saúde, Jorge Neto destacou a importância da parceria com o Hospital Aldenora Belo para a realização da campanha. - "Convocamos toda a população feminina para participar da ação, que foi realizada graças a essa parceria com o Hospital Aldenora Belo. O câncer de colo de útero é uma doença séria e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o tratamento", explicou.

*Com contribuição do Blog do Alpanir Mesquita


Publicidade


Arquivo do blog