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terça-feira, 7 de julho de 2020

AFONSO CUNHA | Único na Microrregional: Município é Contemplado com 'Centro de Atendimento da COVID-19'


Chapadinha (MA) - Terça-Feira,07.Julho.2020


De acordo com a Portaria nº 1.579/2020, do Ministério da Saúde, a cidade de Afonso Cunha/MA é uma das 767 cidades brasileiras contempladas com o Centro de Atentimento para Enfrentamento do Covid-19 – e o único da microrregional de Coelho Neto. Os Centros de Atendimento são estruturas auxiliares, que servem para identificação precoce dos casos, com atendimento adequado das pessoas com síndrome gripal (SG) e Covid-19, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa conquista é fruto de muito trabalho, dedicação e de um governo que tem levado a sério as medidas do enfrentamento ao Covid-19 desde o início e como resultado dessas ações conseguimos garantir uma redução no número de ativos, cujos números atualmente são inferiores ao número de recuperados. As ações desse centro servirão para otimizar esse atendimento que já vem sendo feito de forma tão satisfatória. O prefeito Arquimedes Bacelar e o município de Afonso Cunha mais uma vez sai na frente”, - explicou a secretária municipal de Saúde, Analídia Bacelar.

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Os Centros de Atendimento podem identificar e tratar os casos com sintomas leves de coronavírus. Estes estabelecimentos possibilitam que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.

Estas unidades atuam como ponto de referência da Atenção Primária à Saúde (APS) e buscam também conter a transmissibilidade do coronavírus, ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, além de deixar a procura das unidades de saúde para manutenção e retorno do atendimento de rotina.

Para garantir essa implantação, as gestões municipais podem utilizar os espaços disponíveis em sua rede de saúde ou até mesmo criar um espaço específico para o Centro de Atendimento. A decisão de como operacionalizar a estratégia é de autonomia do gestor.


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