A Polícia investiga dispensa irregular de licitação e peculato |
Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 10.Junho.2020
*Extraído do Blog William Fernandes
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na tarde desta quarta-feira, 10 de junho, a Operação "Arroba", e cumpriu mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Chapadinha e de uma empresa prestadora do serviço de segurança eletrônica. A operação investiga suposta fraude em licitações e peculato.
Foram feitas também buscas na residência dos gestores da Câmara e da empresa. Foram apreendidos 03 aparelhos telefônicos, 03 notebooks, 01 tablet e 03 computadores, além de uma arma de fogo (pistola Taurus calibre 380) com 16 munições.
O Blog do William manteve contato com um dos representantes da empresa e ele disse ter ficado surpreso, pois o serviço do que trata a operação da polícia, foi feito e entregue à Câmara Municipal. Ele disse que vai se inteirar melhor do teor da operação e poderá, se necessário, emitir nota de esclarecimento.
Mantivemos contato com a assessoria da Câmara e fomos informado que dentro de instantes será publicada uma Nota.
A qualquer momento, mais detalhes.
----------------------------------------------------------
A Polícia Civil em Chapadinha (MA) dispõe do número (98) 98145-4350 para o recebimento de denúncias de qualquer tipo de crime, através do aplicativo WhatsApp, oportunidade em que é garantido sigilo absoluto.
----------------------------------------------------------
Câmara se manifesta por meio de NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Câmara Municipal de Chapadinha
Palácio Legislativo “Francisco Almeida Carneiro”
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Nota de esclarecimento a respeito da Operação Policial realizada na data de 10 de junho de 2020 em alguns estabelecimentos objetivando realizar investigação a respeito de um possível fatiamento de licitação objetivando uma suposta dispensa de licitação.
Passamos a esclarecer, a Câmara Municipal de Chapadinha é uma das poucas Câmaras que possui o certificado de transparência, ou seja, todos os dados oriundos de folha de pagamento, pagamento de fornecedores entre outros encontram-se inseridos no portal da transparência.
A referida investigação conforme narrado acima entendemos como desnecessária, uma vez que o próprio Ministério Público através de oficio buscou este Poder para buscar informações, sendo inclusive disponibilizado acesso integral ao processo licitatório objeto da presente investigação.
Porém, a Autoridade Policial entendeu por necessário realizar a presente busca e apreensão, que ao nosso entender apenas corrobora a tese da Investigação, uma vez que não houve e não haverá nenhuma irregularidade no presente processo licitatório.
Informamos ainda a população chapadinhense, a Autoridade Policial, a o Ministério Público e ao Poder Judiciário, que a Câmara Municipal encontra-se 100% a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos quanto à referida investigação.
Cumpre ainda esclarecer, que entendemos que tal denuncia por parte dos Vereadores da oposição tem cunho politico e tem intuito único e exclusivo para atacar politicamente a Presidente da Câmara Municipal.
Esclarecemos ainda que a Câmara Municipal de Chapadinha-MA, é totalmente a favor da transparência, do Poder Judiciário, e de uma investigação apartidária e sem promoção pessoal.
Chapadinha - MA., 10 de Junho de 2020
Vera Lúcia Aguiar - Presidente