WebNet

WebNet

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Bolsa Família: Confira o Calendário de Pagamento para o Ano de 2020

Em janeiro, os saques estarão disponíveis a partir 
do dia 20; beneficiários devem se atentar ao 
último dígito do NIS para saber a data de saque

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 01.Janeiro.2020

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamento dos benefícios do Bolsa Família ao longo de 2020, que serão pago pela Caixa Econômica Federal. Para saber a data correta de sacar o dinheiro, é preciso observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão.

O calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família em 2020 já está disponível para consulta. O benefício é pago de forma gradual nos dez últimos dias úteis de cada mês. Em janeiro, os saques poderão ser feitos do dia 20 até o dia 31. Para saber o dia certo, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Depois de identificá-lo, será necessário observar no calendário do programa a data em que a família pode fazer o saque, mês a mês. Assim, os beneficiários que possuem o cartão com NIS final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Já aqueles com o final 2 podem resgatar o recurso no segundo dia, e assim por diante.

Conforme a diretora do Departamento de Benefícios do Ministério da Cidadania, Caroline Paranayba, é muito importante que as famílias verifiquem o novo calendário, disponível desde a semana passada em diversos terminais de pagamentos da Caixa Econômica Federal. “Isso inclui agências, terminais de autoatendimento e unidades lotéricas. Centros de Referência de Assistência Social também estão recebendo os cartazes com as informações”, informou.

Publicidade

Maior poder de compra da história

Neste ano, os beneficiários do Bolsa Família estão usufruindo do maior poder de compra da história do programa, graças à 13ª parcela. A medida inédita foi oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril. Com o recurso, o Ministério da Cidadania teve um aumento de R$ 2,58 bilhões no orçamento. O repasse do benefício extra acompanha o pagamento de dezembro – o que significa, neste mês, pagamento do benefício em dobro. No total, mais de R$ 5 bilhões foram pagos neste mês a 13.170.607 famílias em todo o Brasil.

De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a parcela extra demonstra a valorização do programa por parte do presidente. Terra pontuou que o 13º é, também, reflexo do aperfeiçoamento que o programa vem passando, por meio de iniciativas como o pente-fino, que combate fraudes.

É dentro desse programa já otimizado que nós vamos ter um valor maior de recursos do orçamento, e também vamos contar com uma parte de valores que vamos tirar com o pente-fino”, declarou Terra. O pagamento da 13ª parcela do Programa Bolsa Família foi realizado entre os dias 10 e 23 de dezembro.



Publicidade


Arquivo do blog