WebNet

WebNet

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

CHAPADINHA | Equipe da Semed Participa de Evento em SL Onde Governo Entrega Documento Curricular para Aprovação do CEE

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Vania Cristina e Marcia Andrade, pessoas sorrindo
A secretária municipal de Educação, profa. Vânia Cristina
  e equipe da Semed presentes ao evento

Maranhão conclui documento curricular e entrega ao CEE para aprovação

*Com informações da Ascom/SEDUC

O Estado do Maranhão entregou oficialmente nesta quarta-feira (20), ao Conselho Estadual de Educação (CEE), o Documento Curricular do Território Maranhense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) durante seminário que reuniu mais de 1,5 mil representantes da educação dos municípios maranhenses, no Centro de Convocações da UFMA.

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Raimunda Portela, Marcia Andrade e Vania Cristina, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A secretária municipal de Educação, profa. Vânia Cristina
  e equipe da Semed presentes ao evento

A construção do documento curricular iniciou no primeiro semestre deste ano com eventos regionais, além de consulta pública no portal da Secretaria de Estado da Educação, a fim de garantir um ampla participação de educadores e da sociedade civil organizada no processo de elaboração.

O seminário reuniu mais de 1,5 mil representantes
da educação dos municípios maranhenses

Participaram na articulação e construção do documento do Maranhão a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e do Conselho Estadual de Educação.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A professora Nádya Dutra, presidente do Fórum Estadual de Educação e secretária adjunta de ensino, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão no evento, destacou que o Governo do Estado tornou sistemático o regime de colaboração com os municípios e avançará em 2019 em um pacto pela aprendizagem com as redes municipais. “O Governador Flávio Dino ressaltou em sua diplomação o Pacto pela Aprendizagem para que o Maranhão seja um território de educação com qualidade social. O governador colocou a educação no centro das políticas públicas, portanto, a grande obra no estado já está sendo feita, que é transformar a vida dos milhares de maranhenses pela educação”, pontuou.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco e pessoas em pé

A Uncme deu sua contribuição para a construção desse currículo que será importante para a educação infantil e ensino fundamental do Maranhão. Nós últimos meses constituímos um grupo de trabalho para dar uma contribuição efetiva. É um momento histórico para a educação do Maranhão”, realçou o presidente da Uncme, Emerson Araújo Silva.

Para a presidente do CEE, Socorro Carneiro, esse é um momento importante para a educação do Maranhão. “Um passo significativo em defesa da melhoria da educação do nosso estado. Parabéns à Secretaria de Educação e todos que contribuiram. Faremos nossa parte para aprovação deste documento tão importante para a educação do Maranhão”, disse.

Uma satisfação ser parceiro da Seduc. Estamos lisonjeado pelo regime de colaboração que temos nesse estado com a Secretaria. Todos os municípios estão de parabéns. A partir de agora partiremos para a formação que irá implementar esse currículo em sala de aula”, O presidente executivo da Undime-MA, Marcone Pinheiro, representou o presidente Magno Melo.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Vania Cristina e Raimunda Portela, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A secretária municipal de Educação, profa. Vânia Cristina
  e equipe da Semed presentes ao evento

O ex-ministro da educação, que participou do processo de construção do documento, Joséim Fernandes, da Fundação Getúlio Vargas, é um marco para o estado e exercício que deve ser levado para o país. “O que estamos vivendo aqui é um grande exercício do que nós queremos no novo sistema nacional de educação, que o Estado mais próximo dos municípios, num pacto pela educação. E é isso que temos visto o governo do Maranhão caminhando. Outro aspecto importante foi a colocação horizontal entre os municípios com relação a suas estratégias de aprendizagem”, enfatizou.


publicidade


Arquivo do blog