WebNet

WebNet

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Poeta/Escritor Chapadinhense, Herbert Lago, Fará Lançamento de sua 7ª Obra na 11ª Edição da 'Feira do Livro de São Luís (FeliS)'


O jornalista, poeta e escritor chapadinhense, Herbert Lago Castelo Branco, 61, irá participar da 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) que acontece de 10 a 19 de novembro em diversos pontos da Praia Grande. Na oportunidade, ele irá fazer o lançamento de seu 7º livro (biográfico) intitulado: "MATA ROMA: O Tântalo de Chapadinha" - com apêndice: Visão Histórica da Literatura Chapadinhense e seus Escritores.

Lago declamando poesias!

Lago é o único poeta/escritor chapadinhese que estará pela segunda vez na FeliS (participou na edição do ano passado, também!). O lançamento do livro de sua autoria acontece próximo dia 15 (quarta-feira), às 17h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

"Este trabalho biográfico é fruto de muitas pesquisas em jornais como: O Estado do MA, Jornal Tribuna, Jornal Pequeno (suplemento cultural & literário Guesa Errante); dos livros: Antologia da Academia Maranhense de Letras (AML),Velhos Ritmos, Do Gibão ao Fardão (de Raimundo Ferreira Marques), e principalmente de entrevistas com a poetisa chapadinhense Zizete Cunha - de invejável memória, diga-se de passagem!
Trata-se, em outras palavras, da história de José Mata Roma. Um vaqueiro da Chapadinha (...) Mata Roma desde cedo mostrou uma habilidade prodigiosa em língua portuguesa. O tão amado professor foi uma figura que teve merecida notoriedade na capital São Luís, na qual ele exerceu cargos de alta notoriedade. Foi também um marco mítico da literatura maranhense" - (trechos da Introdução).

"Fiquei muito feliz e honrada de ter participado desta Biografia (...) Graças a Deus, a determinação e o interesse do escritor Herbert Lago, que ama esta cidade com a mesma tenacidade que Mata Roma amou, por fim, participar de algum trecho deste livro biográfico intitulado "Mata Roma: O Tântalo de Chapadinha", que, além de resgatar nossos valores culturais, retrata a vida e obra do nosso maior expoente, o eterno professor José Mata Roma, que se destacava com simplicidade como um grande orador, poeta e mestre da língua portuguesa" (...) - (trecho do Comentário de D. Zizete Cunha).


Espaço permanente de convivência e integração cultural, o Centro Histórico de São Luís será mais uma vez cenário para a Feira do Livro que este ano realizará sua décima primeira edição, no período de 10 a 19 de novembro, numa parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado. A FeliS terá atividade das 10h às 22h, com entrada franca.

O maior evento literário da capital maranhense, a 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) acontece de 10 a 19 de novembro em diversos pontos da Praia Grande. O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Maranhão, e tem como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira, que se destacou pela criatividade e genialidade.

Público lotou espaços da FeliS na edição do ano passado (2016)


"A 11ª FeliS tem expectativa de público de aproximadamente 200 mil pessoas durante todos os 10 dias. Além da Casa do Maranhão e do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a estrutura do evento dispõe de estandes para livreiros e estandes institucionais, auditórios, espaços infantis e um palco, tudo na Praia Grande. "Convidamos a sociedade ludovicense a nos acompanhar nessa viagem literária", destaca o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.


O secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, pontua que uma grande estrutura está sendo montada para receber muito bem as pessoas que passarão pela FeliS nestes dias de evento e participarão das diversas atividades artísticas que serão realizadas. "Além de todos os espaços nas ruas do Centro Histórico, nossas casas de cultura receberão atividades específicas, que visam estimular a vivência de nossa cultura, de nossa história", ressalta.

Na Casa do Maranhão, serão utilizados os auditórios Raimunda Pereira (Dica), Úrsula e Cantos a Beira Mar; o espaço Viriato Corrêa (jardim) e a praça em frente à Casa do Maranhão também receberão programação. Nestes espaços, haverá atividades durante todo o período, incluindo as palestras e programação especial para o público infantil com brincadeiras, contação de histórias, ações educativas e outros.

Já no Centro de Criatividade Odylo Costa, a programação ocorre no Cine Praia Grande, Sala de Multimídia, Galeria Waldelino Cécio, Teatro Alcione Nazaré e Galeria Nauro Machado, além do Anfiteatro Beto Bittencourt, localizado ao lado do Odylo. A programação inclui conferências, palestra, oficinas, mini-curso, pocket show e exposições. Há destaque para o lançamento de mais de 65 obras de autores maranhenses que vão acontecer no Cine Praia Grande, incluindo obras da Academia Maranhense de Letras (AML).

Haverá dois espaços infantis e ao longo da Rua Trapiche serão montados 40 estandes para livreiros e nove estandes institucionais. A estrutura conta ainda com cinco auditórios para palestras, debates e conferências, quatro espaços infantis e um palco principal na escadaria da Praça Nauro Machado.

Outros locais onde haverá programação são: a Escola de Cinema (IEMA), Beco Catarina Mina, estacionamento da Câmara Municipal, auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, auditório da Associação Comercial do Maranhão, Teatro João do Vale, Galeria Trapiche, Anfiteatro Beto Bittencourt, Centro Cultural Vale Maranhão e as ruas Portugal e Estrela.

Programação

Entre os nomes que integram a programação estão a poetisa, jornalista e cantora Elisa Lucinda; a cantora e rapper Negra Li; e a escritora Ana Maria Gonçalves. Segundo os organizadores, a expectativa é de aproximadamente 200 mil pessoas nos dias de evento.

A programação conta com mais de 100 atividades artísticas, 40 lançamentos de livros de escritores maranhenses, 50 palestras e mesas redondas, mais de 20 oficinas, sete debates literários com escritores, pesquisadores e poetas maranhenses, 14 escritores nacionais e outras ações paralelas de intervenções, exposições, vendas de livros e artigos literários.

*Com informações da Agência São Luís e Ascom/SECTUR



Publicidade



Arquivo do blog