WebNet

WebNet

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CHAPADINHA | Secretária de Educação Recebe Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas

SECOM / PMC

Na tarde desta última quarta-feira (29), a secretária municipal de Educação, professora Vânia Cristina recebeu em seu gabinete o presidente do SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha, prof. Alcides Silva, para uma reunião.

Durante o encontro, que teve como objetivo estreitar a parceria entre o sindicato e a administração municipal, foram apresentadas algumas demandas da categoria.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Estiveram presentes na reunião: Professores, Alcides e Rively (presidente e secretário geral do SINDCHAP, respectivamente); profa. Vânia Cristina; Júnior, Josilene Aguiar (equipe técnica da SEMED ); Fabrizia (chefe RH da SEMED), Dr. Lúcio (procurador do município).

Pauta da Reunião

Pagamento das Dobras de Carga horária pendentes:

A secretária Vânia já havia informado em reunião com gestores e supervisores escolares e comunicou aos representantes do SINDCHAP que o pagamento das Dobras será efetuado dia 20 de dezembro junto com a parcela do 13° salário.

- Valor das Dobras que reduziu de 70% para 50%

"A Secretária de Educação na época, Danúbia Carneiro começou o ano letivo valorizando os professores, implantou as 13 horas e aumentou 20% o valor das dobras. Porém quem acompanha os sites de transparência sabe que o FUNDEB teve queda de recursos. Fomos obrigados a reduzir o percentual das dobras para manter o equilíbrio da folha, mas tão logo o governo federal volte a aumentar os recursos e mediante análise, esse percentual será reajustado. O desejo do prefeito Magno Bacelar e de todos nós que estamos a frente da SEMED é valorizar cada vez mais os profissionais da educação de nosso município". Afirmou a secretária de Educação.

Diários de Classe

Também informado previamente, os Diários de Classe chegarão às escolas até terça-feira (05) e os professores terão até janeiro/2018 para preenche-los. A Secretária de Educação afirmou ainda que os professores não sofrerão nenhum tipo de constrangimento e reconheceu que essa foi uma falha da SEMED e afirmou que em 2018 trabalhará para que falhas como essa não se repitam.

O secretário geral do SINDCHAP, professor Rively sugeriu que a SEMED implante os diários online como já acontece na rede estadual de ensino. A equipe presente elogiou a sugestão e disseram que vão trabalhar para que ela se concretize até o final do ano que vem.

Antecipação do encerramento do Ano Letivo

A equipe técnica da SEMED esclareceu que o ano letivo se encerra com mais de 90% da carga horária completa e que a maioria dos professores já inclusive fechou 100% da carga horária de suas disciplinas. A cerca disso foram trabalhados sábados letivos, e a jornada pedagógica que seria de 4 dias consecutivos não foi realizada, sendo assim houve aula nas escolas da rede.

Afirmou-se ainda que há contradições na própria LDB ao estipular 200 dias letivos, pois levando-se em conta sábados, domingos, feriados nacionais, estaduais, municipais, religiosos e feriados prolongados, fica inviável se cumpri os 200 dias de aula.

Outro motivo para antecipar o encerramento do ano letivo foi a queda de recursos do FUNDEB especificamente e a dificuldade de manter os pagamentos em dia. A professora Vania informou que há pendências além das dobras de cargas horárias e que pretende encerrar o ano sanando todas essas pendencias para que ela possa sentar com sua equipe e planejar o ano letivo de 2018 com muito mais serenidade.

Acúmulo de funções das ASGs (auxiliares de serviços gerais)

Vânia juntamente com sua equipe se comprometeram a analisar o caso e reorganizar a equipe de trabalho das ASGs para garantir melhores condições de trabalho a categoria.

A secretária de Educação anunciou ainda que durante o período das férias escolares serão dadas férias coletivas a categoria para que o calendário escolar tenha melhor aproveitamento no próximo ano.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Falta de Vigias nas escolas

"O prefeito Magno Bacelar concordou que a necessidade de contratar profissionais para suprir essa demanda. Ano que vem as aulas deverão se iniciar sem esse transtorno para professores e alunos". Afirmou a professora Vânia.

Mandato de Segurança empretados pelo representante legal do SINDCHAP

O Procurador do município Dr. Lucio, afirmou que a prefeitura ainda não foi oficialmente notificada a respeito e que assim que isso ocorrer tomará as providências cabíveis.

O Procurador do município informou ainda que "o primeiro ano de mandato é sempre o mais difícil, por mais experientes que os gestores tenham esse é um cenário totalmente novo e difícil".

"Não podemos sonhar que o ano que vem faremos mil vezes melhor, pois Chapadinha depende exclusivamente de repasses federais, mas o que estiver ao alcance do prefeito Magno Bacelar e de sua equipe de governo será feito para garantir qualidade de trabalho e de incentivo aos servidores Chapadinha" - complementou Dr. Lúcio.

Para Vânia, “foi uma reunião proveitosa e o sindicato quer ser parceiro da gestão. O Professor Alcides e Rively foram firmes na representação dos servidores, ficou claro que o interesse do sindicato não diverge do interesse da administração que é garantir os direitos dos servidores públicos. Agradeço a contribuição deles e o diálogo será mantido com a entidade“.

Essas reuniões são importantes porque são nesses encontros que conseguimos alinhar e alcançar um entendimento mútuo”, afirmou o procurador Dr. Lúcio.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, 1.042 - Centro.



Publicidade



Arquivo do blog