WebNet

WebNet

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CHAPADINHA | Sebrae Capacita Agentes Públicos em 'Curso de Compras Governamentais'

O curso foi dividido em três encontros e trabalhou os temas: A preparação para a licitação, Pregão Presencial com benefícios para MPE e Políticas públicas inovadoras.

Preparar as equipes do setor de compras das prefeituras municipais para a aplicação das novas Leis Complementares vigentes sobre licitações, de acordo com os procedimentos que beneficiam a participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE's) e Microempreendedor Individual (MEI), foi um dos objetivos do curso de Compras Governamentais - Comprador, realizado recentemente pelo Sebrae, por meio de sua unidade regional em Chapadinha.

A capacitaçãoo aconteceu no auditório da instituição em Chapadinha e durante três dias trabalhou os temas: A preparação para a licitação, Pregãoo Presencial com benefícios para MPE e Políticas públicas inovadoras, envolvendo 21 participantes, entre chefes do setor de compras, Agentes de Desenvolvimento Local (ADL's) e membros da comissão de licitação dos municípios de Anapurus, Chapadinha, Buriti, Vargem Grande e Mata Roma.

De forma objetiva o curso proporcionou aos participantes o esclarecimento necessário para tirar a lei do papel, fazendo com que o gestor faça a aplicação imediata dos benefí­cios destinados ás MPE's.

Marlangela Gomes, é chefe do departamento de compras do município de Anapurus e segundo ela, o que mais chamou atenção foi a forma detalhada que o curso tratou o processo de compras, facilitando o entendimento de algo aparentemente tão complexo.

"O curso trouxe uma abordagem geral dos processos de compras e foi muito interessante a forma que foi ministrado, trazendo a vivência para a sala de aula, tornando mais fácil o entendimento. Foi a primeira vez que participei de um curso tãoo detalhado sobre o tema."  - disse Gomes.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, a capacitação veio somar as iniciativas da instituição direcionadas a formação dos agentes públicos da região, esclarecendo a importância dos pequenos negócios locais.

"O curso de compras governamentais é de suma importância, tendo em vista a sensibilização das esquipes técnicas das prefeitura envolvidas nos processos licitatórios, estimulando o tratamento que favorece os pequenos negócios, conforme previsto na Lei Geral" - afirmou Pereira.

SALA DO EMPREENDEDOR

O Sebrae vem realizando um acompanhamento contí­nuo junto as prefeituras da região, incentivando uma série de medidas que favorecem o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, a exemplo do curso Compras Governamentais. Outro enfoque tem sido a criação de um ambiente legal favorável com a implantação das Salas do Empreendedor. Na região de atuação da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, no total, sete municípios estão com as Salas do Empreendedor estão ativas. São eles, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Urbano Santos, Belágua, Nina Rodrigues, Anapurus e Buriti.

A implantação da Sala do Empreendedor é uma articulação do Sebrae Maranhão, por meio de sua diretoria, com foco nas ações voltadas para o desenvolvimento de polí­ticas públicas nos municí­pios, visando reforçar o atendimento aos empresários e potenciais empreendedores locais, sanando dúvidas referentes a gestão do seu negócio e facilitando os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

"Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajuda a ampliar os números de pequenos negócios nos municí­pios, pois o espaço estimula a formalização e sabemos que as melhores condições de negociação, tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado. Nesse sentido, temos o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, para isso, contamos com as parcerias público-privadas" - afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Fonte: Ascom / Sebrae Maranhão



Publicidade



Arquivo do blog