WebNet

WebNet

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

CHAPADINHA - Seminário Discute Estruturação Turística na Região da Balaiada

O evento promovido pelo Fórum Balaiada e Consórcio da Balaiada, em parceria com o Sebrae, reuniu cerca de 100 pessoas e discutiu sobre o tema “Turismo e Desenvolvimento Regional Sustentável”.

Discutir o potencial turístico da região da Balaiada, pontuando as ações fundamentais para estruturação do setor na região, no sentido de estruturar o roteiro denominado Rota dos Balaios, foi a proposta do 1º Seminário de Turismo da Região da Balaiada, realizado nos dias 13 e 14 de setembro, no auditório do Sebrae em Chapadinha.

O evento reuniu membros do Fórum da Balaiada, gestores e secretários municipais, representantes do governo do estado, além de integrantes da comunidade local, como forma de gerar maior envolvimento junto as ações que serão desenvolvidas pelo Projeto Balaiada.

Participaram do evento, também, o criador do projeto Balaiada e coordenador do Fórum Balaiada, Jânio Rocha Ayres Teles, o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, a prefeita de Urbano Santos e também presidenta do Consórcio Balaiada, Iracema Vale, a prefeita de Anapurus e vice presidente do Consórcio Balaiada, Vanderly Monteles, o prefeito de Belagua, Herlon Costa, o superintendente da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, o superintendente de Articulação Política do Governo do Estado do Maranhão, Francisco das Chagas Gomes, a superintendente de Regionalização do Turismo da secretaria de Estado da Cultura e do Turismo, Glória Pinto, além de secretários municipais de cultura e turismo, empresários, e agentes de sociais e artísticos.

Na ocasião, foi apresentado a estrutura do projeto Balaiada, que é uma ação de promoção de valores culturais e turísticos relacionados à Guerra da Balaiada na região do Baixo Parnaíba, Baixo Munim e Cocais.

Como parte da programação, o Sebrae apresentou o caso de sucesso do roteiro turístico “Rota das Emoções”, exposto pelo gerente regional do Sebrae em Lençóis Munim, Luís Valter Muniz, que explicou como foi possível a estruturação do roteiro e de que forma as estratégias utilizadas podem servir como base para a estruturação da Rota dos Balaios.

É importante ver como os pontos turísticos estão sendo apresentados e de que forma pode ser melhorado, alcançando condições de acolher um turista da melhor forma possível. Muitas vezes é necessário que os gestores municipais tomem medidas impopulares para o processo de estruturação de uma rota turística”, afirmou Muniz, que também elogiou a governança que está sendo construída pensando no turismo como desenvolvimento territorial da região.

A programação seguiu com a apresentação do Estudo de Viabilidade Turística para Roteirização na Região da Balaiada, realizado pelo Sebrae Maranhão, além exposição de vídeos promocionais do turismo nos municípios da região da Balaiada e exposição sobre a Regionalização do Turismo, feita pela secretaria de estado de Cultura e Turismo.


O gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, destacou a importância da parceria estabelecida entre o Sebrae e o Projeto Balaiada, como uma das ferramentas essenciais para transformação da economia local por meio do turismo. “O Sebrae como parceiro do projeto Balaiada, pretende dá continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, instigando o desenvolvimento do turismo na região, no sentido de transformar a Rota dos Balaios em um destino turístico atrativo, vindo a dinamizar a economia do território”, frisou David.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, céu, nuvem, atividades ao ar livre, natureza, close-up e água
Prof. Jânio Rocha Ayres Teles
Idealizador do Projeto Balaiada e coordenador do Fórum Balaiada

Para o criador do Projeto Balaiada e coordenador do Fórum Balaiada, prof. Jânio Rocha Ayres Teles, o seminário buscou sensibilizar a comunidade local para maior envolvimento com o projeto, bem como promover a Semana da Balaiada, que será realizada em dezembro.

De modo geral nós utilizamos essa atividade como um momento para deliberar o estatuto para o registro do fórum na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e estimular o município de Chapadinha a se mobilizar para a realização da Semana da Balaiada que acontece no período de 07 a 13 de dezembro”, destacou Jânio.

No próximo mês, durante os dias 20 e 21 de outubro haverá o encontro mensal dos membros do Fórum Balaiada em Itapecuru-Mirim, onde será dada continuidade à discussão sobre o estatuto e ainda socialização de informações sobre as pesquisas que estão sendo realizadas nos municípios da região da Balaiada.

ESTUDO DO SEBRAE

O Mapeamento dos Potenciais Turísticos e Estudo de Viabilidade Turística para Roteirização na Região da Balaiada, feitos pelo Sebrae, identificou 29 atrativos turísticos nos 17 municípios que fazem parte da região do Baixo Parnaíba.

Os atrativos identificados na região vão desde monumentos religiosos a balneários, bem como fazendas identificadas como palco de episódios e lutas ligadas à revolta regencial, comunidades remanescentes de quilombos, casarões e centros de artesanato.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha/MA.
Contatos: (98) 9.9165-5809
Sebrae Chapadinha-MA (98) 3471-0741 / 3471-0541



Publicidade



Arquivo do blog