WebNet

WebNet

sábado, 15 de outubro de 2016

Preparativos para a III Semana da Balaiada, em Chapadinha


O Projeto Balaiada se prepara para realizar a III Semana da Balaiada, a ocorrer no período de 7 a 13 de dezembro de 2016.

Por: Prof. Jânio Ayres* - Do Blog da Balaiada

Iniciada em 2014, a Semana da Balaiada ocorre sempre a partir do dia 7 de dezembro, véspera do festejo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos balaios, e vai até o dia 13, marco de início da Balaiada.

A semana se constitui em um momento de vivência cultural de resgate tanto da história do movimento, ocorrido no século XIX, quanto da história dos municípios por onde ele passou, de forma integrada e através de temas transversais, como sustentabilidade socioambiental, cultura, turismo, igualdade etnico-racial, dentre outros.

A programação está sendo preparada para preencher os 7 dias da Semana. Há também iniciativas específicas que extrapolam o período da Semana, como a AGRITEC, do Governo do Estado, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, onde o Projeto Balaiada terá um stand de exposição e momentos de apresentação de seu conteúdo. Também o CE Dr Otávio Vieira Passos, escola estadual, terá um dia especial dedicado à Semana da Balaiada, mas no dia 17 de dezembro.

Destaca-se o fato de que, neste ano, o Sistema Municipal de Ensino promoverá um dia dedicado à Balaiada, 9 de dezembro, com a "Feira Cultural da Balaiada", onde os professores passarão trabalhos de pesquisa e produção de apresentações de cunho pedagógico-cultural para os estudantes apresentarem nesse dia, com stands, peças teatrais, paródias, cartazes, poesias e muito mais.

As melhores apresentações tanto das escolas municipais quanto estaduais serão convidadas a se reapresentarem no final de semana nas praças da cidade e no Seminário da Balaiada, a ocorrer no dia 10 de dezembro.

A Sociedade Esportiva Real Brasil propôs-se a realizar uma noite cultural dedicada à Semana da Balaiada o que vai enriquecer ainda mais o evento, tratando-se da Sociedade Civil participando da programação.

Em breve divulgaremos a programação e as últimas notícias dos preparativos da III Semana da Balaiada.

*Jânio Rocha Ayres Teles - Coordenador


Publicidade



Arquivo do blog