WebNet

WebNet

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Baixo Parnaíba - Governo Estadual Analisa Regionalização de Matadouro em São Bernardo

Representantes do Governo do Estado e do Sebrae de Chapadinha visitaram as instalações da G-Boi em São Bernardo. (Foto: Divulgação)


Com as obras concluídas e pronto para funcionar, o matadouro G-Boi, do empresário Élcio Alves de Oliveira, no município de São Bernardo, Região do Baixo Parnaíba, recebeu uma visita técnica do secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo na sexta-feira (13). O objetivo foi conhecer as instalações e analisar a possibilidade de integração do empreendimento ao Programa de Matadouros Regionais (Promar).

Acompanharam o secretário, durante a visita, técnicos e gestores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

A construção do empreendimento foi iniciada, há três anos, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com um investimento de R$ 4,6 milhões para atender às adequações físicas necessárias para o abate de 400 animais por dia.

A capacidade poderá atender toda a regional do Baixo Parnaíba, abastecendo 14 municípios. Para o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, esse matadouro regionalizado vai contribuir com as finalidades do Promar.

Nosso objetivo é promover saúde, emprego e renda para os maranhenses e valorizar o nosso pecuarista. Cada matadouro a ser construído ou regionalizado representa a dinamização da economia local e o adensamento de uma cadeia produtiva de grande potencial para o estado, seja no abastecimento interno, seja na exportação”, disse Márcio Honaiser.

O matadouro de São Bernardo deve passar por uma vistoria final antes de ser registrado pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Até agora, o empreendimento passou por uma vistoria inicial, que analisa o terreno e sua localização, e teve croquis e projeto de construção avaliados pela Coordenação de Inspeção Animal da Aged.

A Agência concedeu o primeiro registro do SIE a um matadouro em agosto do ano passado. Foi para o Frigorífico Dhias Ltda., localizado no município de Axixá. O matadouro de São Bernardo poderá ser o segundo do estado com esse registro.

Esse matadouro tem dupla importância. Além de ser o segundo a obter o registro do SIE, em relação ao Promar, tudo indica que será o primeiro regionalizado do estado. Com isso, vamos disponibilizar carne, com certificação oficial, para população em geral”, enfatizou o coordenador de Inspeção Animal da Aged, Hugo Napoleão.

Inspeção do matadouro de São Bernardo

Para garantir a inspeção em São Bernardo, a Aged reforçará sua equipe, oferecendo treinamento aos fiscais agropecuários estaduais da região. “Atualmente, a nossa regional não conta com nenhum matadouro com Serviço de Inspeção Estadual e a maior parte dos estabelecimentos que atendem a região são clandestinos. Com a implantação deste novo, a população terá um salto na qualidade de vida”, explicou o chefe da regional da Aged em Chapadinha, Carlos Henrique Marques.

Os matadouros certificados pelo SIE devem contar com um responsável técnico e um técnico de inspeção da Aged diariamente. O responsável pela inspeção realiza exames clínicos nos animais antes do abate e, após, analisa carne e carcaça.


Publicidade

MARCOS PAPELARIA
Av.: José Caetano - Centro (Praça da Bíblia)
Fones: (98) 3471-0994 / 99133-9270


Arquivo do blog