WebNet

WebNet

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Plano de Saneamento Básico de Chapadinha é Aprovado em Conferência

Cobertura Fotojornalística: KIM PEREIRA

*Com contribuição (edição) de Sousa Neto - ASCOM/PMC

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no Auditório da Prefeitura, a Conferência Municipal do Plano de Saneamento Básico da cidade de Chapadinha. 


O município de Chapadinha, assim como todos os municípios do Maranhão e do Brasil, devem elaborar seus Planos de Saneamento Básico, segundo determina a Lei de Saneamento, nº 11.445/2007 - que estabelece as diretrizes nacionais e Política Federal de Saneamento Básico.

Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha - durante sua fala


"O Plano de Saneamento Básico Participativo juntamente com a Política Municipal de Saneamento Básico de Chapadinha, se tornarão importantes ferramentas de gestão pois conterá o planejamento dos serviços de saneamento básico dos próximos anos. Tal planejamento, é necessário para se avançar na melhoria da prestação dos serviços e, consequentemente, na melhoria da saúde, da salubridade e das condições de vida da população chapadinhense. Estamos todos de parabéns, pela elaboração e aprovação deste importante plano de desenvolvimento para nosso município" - destacou Ducilene Belezinha - prefeita de Chapadinha.




No evento, foram apresentadas as propostas para a estruturação do saneamento básico no município, e reuniu representantes do Executivo e Legislativo municipal, estudantes, além de entidades civis organizadas.



O Plano de Saneamento de Básico de Chapadinha, apresentado durante a conferência, contém diretrizes que contemplam as áreas de abastecimento d’água, drenagem urbana e esgotamento sanitário para as zonas urbana e rural do município. O manejo dos resíduos sólidos, serviços de limpeza pública e coleta de resíduos domiciliares também constam nas estratégias e ações do plano.

O Pároco de Chapadinha, Pe. Casimiro


O Dr. Renato Borralho, representante da Empresa Gestão Ambiental, responsável pela a confecção do documento, explica que o mesmo atende às diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades.

Dr. Renato Borralho, representante da Empresa Gestão Ambiental

O plano, de acordo com Dr. Renato Borralho, norteará as ações para o desenvolvimento do saneamento básico no município, sendo possível elaborar projetos específicos e estudos que apontem as demandas de cada eixo do saneamento básico.

Chapadinha está entre os municípios maranhenses que já concluíram o plano. Isto significa que já podemos partir para a execução das estratégias.

George Gomes - Sec. Mun. de Meio Ambiente

"A conferência, e suas etapas, teve a finalidade de promover a participação popular, com abertura para perguntas técnicas e contribuições coletivas. E hoje estamos satisfeitos com os resultados que culminaram com a conclusão e aprovação deste importante projeto (Plano) que beneficiará todos nos, chapadinhenses" - ressaltou George Gomes - secretário municipal de Meio Ambiente.

Aluízio Santos - Sec. Mun. de Infraestrutura

"O Plano Municipal de Saneamento Básico, que vale ressaltar - foi participativo, foi desenvolvido com o apoio da Equipe Técnica da empresa Gestão Ambiental e da coordenação do município, e as apresentações das versões sintetizaram todas as fases que foram desenvolvidas durante todas as etapas até que se chegasse a sua conclusão e aprovação. Ainda cabe mencionar que todos os produtos elaborados tiveram aprovação, inclusive, com elogios ao excelente trabalho e qualidade técnica" - enfatizou Aluízio Santos - secretário municipal de Infraestrutura.



Após a aprovação do plano caberá ao município buscar os recursos necessários para executar as estratégias elaboradas para melhorar a oferta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem urbanas e tratamento de resíduos sólidos. Os recursos poderão ser pleiteados em níveis estadual, federal ou através de Parcerias Públicas e Privadas.

Abaixo, confira mais imagens do evento:












Publicidade



Arquivo do blog