WebNet

WebNet

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

URE/Chapadinha - Atraso no Lançamento no Sistema SIAEP Pode Prejudicar Encerramento do Ano Letivo 2014


O ano letivo da Rede Estadual de Ensino no Baixo Parnaíba caminha para o seu encerramento. Até o final de fevereiro as escolas deverão ter encerrado o ano letivo e oferecido o resultado final das avaliações, frequências e lançamento destes e dos conteúdos ministrados no SIAEP - Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, sistema que substitui as antigas "cadernetas".

O sistema é integrado e oferece ao aluno e seus pais a possibilidade de acessar em tempo real seu desempenho escolar, bem como aos professores, para que, com isso, se possa desenvolver estratégias de correção de ações, recuperação paralela e intervenção na aprendizagem.

Entretanto, como pode haver melhoria do rumo a ser tomado no curso da sala de aula se os resultados não são conhecidos em tempo real?

Como assim?

Na verdade, se um aluno tira uma nota baixa em uma determinada disciplina em um bimestre este deve ter conhecimento dessa situação para que, no bimestre seguinte, possa esforçar-se mais para recuperar aquela nota. Bem como a escola e o professor devem conhecer a realidade das turmas e replanejar sua atuação no sentido de melhorar o desempenho do grupo, pois a falha pode não estar no aluno, mas sim, na forma de se trabalhar com a turma.

Contudo, a maioria das escolas está deixando de alimentar o sistema e, com isso, impossibilitando que o aluno conheça sua situação, que o professor e a escola replanejem suas ações e, até mesmo, que a supervisão escolar conheça a problemática e oriente as escolas e professores no sentido de se encontrar soluções.

Oferecemos, abaixo, um quadro atualizado das escolas em relação aos lançamentos de dados ainda do 1º bimestre letivo de 2014 (quase um ano depois):

Clique na imagem abaixo para ampliá-la


LEGENDA: 
Em verde: escolas que concluíram 100% dos lançamentos do 1º bimestre de 2014 
Em amarelo: escolas que concluíram entre 90% e 99% dos lançamentos
Em laranja: escolas que concluíram entre 80% e 89% dos lançamentos 
Em vermelho: escolas em estado crítico, que não chegaram aos 80%

Cabe notar que apenas 10 escolas atingiram os 100% nos lançamentos e, destas, nenhuma era de Chapadinha, sede da Regional.

Note-se, também, que das escolas que tiveram seus resultados do ENEM 2013 divulgados, duas estão na faixa verde (CE Vereadora Neide Costa, de Água Doce do Maranhão, e CE São Francisco, de Santana do Maranhão), denotando qualidade no ensino destas duas escolas demandando uma atenção especial quanto às características de suas práticas exitosas.

Outro ponto a considerar é o fato de que, das escolas da Rede Estadual em Chapadinha, apenas o CE Raimundo Araújo ficou entre as escolas acima da média, ainda na faixa amarela. As demais estão distribuidas entre a faixa laranja e vermelha, consideradas insuficientes e críticas.

Com o encerramento do ano letivo, a situação pode ser ainda mais preocupante, tendo em vista que este quadro refere-se apenas ao 1º bimestre letivo de 2014, o que nos leva a crer que os demais bimestres poderão ser lançados com muito atraso ou com dados irreais.

A URE de Chapadinha vem trabalhando intensivamente junto às escolas, especialmente desde o final do ano de 2013 e início de 2014, para que as escolas mantenham atualizado o sistema, em atendimento a determinação da Administração da SEDUC. No entanto, não temos obtido êxito tendo em vista o grande atraso. Cabe à nova Administração Central da SEDUC e à nova Gestão da URE a tarefa de superar esse desafio e conseguir articular junto às escolas a atualização em tempo hábil das informações.

Jânio Rocha Ayres Teles 
PROFESSOR

*Extraído do Blog da URE/Chapadinha


Publicidade



Arquivo do blog