WebNet

WebNet

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

URE/Chapadinha - Abertas Inscrições para Exames de Certificação do Ensino Fundamental e Médio

A prova é realizada por jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos no tempo certo. (Foto: Divulgação)
Imagem meramente ilustrativa

Encontram-se abertas as inscrições para o ENCCEJA - Ensino Fundamental e Médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio de sua Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) realiza, desde 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Poderão se inscrever para o Ensino Fundamental os candidatos maiores de 15 anos, e para o Ensino Médio, maiores de 18 anos. Os interessados devem deixar nome e tefefone na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, e aguardar contato da SEDUC-MA para informações da data e local de provas.

Mais informações com Teresa Ribeiro - na URE Chapadinha - Fone: (98) 3471-1278 / Whatsapp da URE Chapadinha: (098) 9127-1244

SAIBA MAIS:

Como funciona o Encceja?

Além de ser usado para avaliar a qualidade da educação brasileira, o Encceja também garante aos seus participantes aprovados a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Ou seja, não é preciso frequentar as aulas presenciais do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para conseguir concluir os estudos.

A participação no Encceja é gratuita e voluntária. O certificado de proficiência, um documento tão cobiçado pelos participantes da prova, é emitido pelas Secretariais Estaduais de Educação que concordam com o termo de adesão ao Encceja.

Encceja - Ensino Fundamental

Para participar da prova do Encceja que garante a conclusão do Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos na data de aplicação do exame.

As disciplinas cobradas na prova de nível fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais e Redação. São, ao todo, quatro provas objetivas, sendo que cada uma tem 30 questões de múltipla escolha.

Encceja - Ensino Médio

Para conseguir a certificação conclusão do Ensino Médio, os participantes do Encceja precisam ter no mínimo 18 anos completos.

A prova do Encceja de nível Médio cobra conhecimentos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. Basicamente, o participante precisa demonstrar que domina as principais disciplinas do Ensino Médio.


Arquivo do blog