WebNet

WebNet

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CHAPADINHA - Sema Realizará Capacitação para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim

O geólogo Dr. Carlos Borromeu - além de lutar por mais de 10 anos pela criação, 
é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim

Sema realizará capacitação dos Comitês das Bacias Hidrográficas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e as diretorias provisórias dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Munim e Mearim estão convocando os membros titulares e suplentes das duas entidades para participarem da 1ª Reunião Ordinária do Comitês, do Curso de Capacitação “Instalação de Comitês de Bacia Hidrográfica” e para as solenidades de posse dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim e Mearim.

A Capacitação para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, no período de 9h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Campus Chapadinha, localizado no km 4 da BR-222, no município de Chapadinha.

O Curso de Capacitação “Instalação de Comitês de Bacia Hidrográfica” será ministrado pela secretária executiva adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema, Suraya Modaelli, e pelo coordenador da Câmara Técnica de Planejamento, Avaliação e Saneamento do CBH Médio Paranapanema, Emílio Prandi.

Durante a capacitação serão discutidos temas como instalação de um comitê, funcionamento de Câmaras Técnicas, recursos financeiros para o funcionamento do Comitê, funcionamento de Agências de Bacia, gestão e educação ambiental. Também estará em debate a minuta de regimento interno.

Os comitês são órgãos colegiados integrantes do Sistema Nacional do Gerenciamento dos Recursos Hídricos, fundamentais para a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos.

No dia 6 de novembro serão realizadas reuniões dos 3 segmentos (poder público, usuários de água e sociedade civil) para discutir as indicações para composição da diretoria do Comitê (Presidente, Vice-Presidente e Secretaria Executiva). Ás 14hs ocorrerá a 1ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, na qual haverá a solenidade de posse dos membros (titulares e suplentes) do Comitê, eleição da diretoria e aprovação do regimento interno.

Já a Capacitação para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 12h e 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, localizada na Rua Abílio Monteiro, Engenho, em Pedreiras. Na ocasião, também será discutida a minuta de regimento interno.

Mais informações pelos emails: sgp.sema@outlook.com ou comitedebaciasmaranhao@gmail.com ou pelo telefone: (98) 3194-8900, da Superintendência de Recursos Hídricos.

O Maranhão tem 12 bacias hidrográficas, que o torna privilegiado na oferta desse recurso. Em 2013 foi realizada a criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Munim e Mearim.



Arquivo do blog