WebNet

WebNet

terça-feira, 22 de julho de 2014

Seir Realiza Reuniões para Sensibilização e Mobilização na Microrregião de Chapadinha

Chapadinha está entre os municípios que já receberam a equipe da Seir

Municípios da microrregião de Chapadinha estão na rota das próximas reuniões de sensibilização e mobilização do projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial”, executado pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Até o dia 24 de julho a equipe da Seir fará atividades do projeto nos municípios de São Luís Gonzaga, Mata Roma, Brejo e Urbano Santos. Nesses municípios, com exceção de São Luís Gonzaga, a Seir realiza a primeira etapa do projeto que é de sensibilizar e mobilizar prefeitos, secretários municipais e vereadores, para que implantem nos municípios ações efetivas de enfrentamento ao racismo, à discriminação racial e discriminações correlatas.

A metodologia de trabalho das reuniões do projeto inclui dois momentos. No período da manhã a adjunta Benigna Almeida se reúne com os prefeitos, secretários, vereadores, diretores de escolas, representantes da sociedade civil e dos grupos étnico-raciais, para apresentar o projeto e pactuar a parceria para execução no município. E à tarde a equipe técnica se reúne com os conselheiros municipais da Política de Igualdade Racial, para capacitação sobre a temática da igualdade racial.

Esses encontros dos gestores e representantes da sociedade civil nos municípios é importante para promover a reflexão sobre o cotidiano das relações étnico raciais na comunidade em que estão inseridos. Nas reuniões de trabalho discutimos com os gestores municipais sobre as condições de implantação da política de igualdade racial, a partir das orientações da Política Nacional da Igualdade Racial e do Sinapir, que serão apresentadas na ocasião”, explicou Benigna Almeida.

Chapadinha está entre os municípios que já receberam a equipe da Seir


Fortalecimento

Lançado em fevereiro de 2013, o projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial” visa realizar ações efetivas de enfrentamento ao racismo e superação das desigualdades raciais. Pelo projeto, a Seir fomentará a criação/estruturação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, além de promover capacitações de aproximadamente 1.800 gestores públicos, conselheiros, representantes da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias para atuação qualificada nos conselhos e, ainda, realizar o assessoramento aos municípios na elaboração, execução, monitoramento e avaliação dos planos municipais de promoção da igualdade racial.

As ações serão focadas principalmente na formação dos gestores municipais da política de igualdade racial. Para isso haverá capacitações, realização de seminários, entrega de kits contendo computadores, mesas, cadeiras e materiais de escritório para estruturação do órgão gestor da política.

O objetivo do projeto é atingir 72 municípios maranhenses que possuem organismo de promoção da igualdade racial (secretaria, coordenação, departamento). Entre os que já receberam a equipe da Seir estão Alcântara, Bequimão, Chapadinha, Pinheiro, Mirinzal, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, entre outros.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog