WebNet

WebNet

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

4ª Edição do "Saúde na Comunidade" Leva Atendimento Médico ao Bairro Recanto dos Pássaros


Ascom/PMC

No último final de semana, a prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 4ª edição do programa “Saúde na Comunidade”, e desta vez com duas grandes novidades, o programa que atendeu pela primeira vez os moradores da zona urbana, contou com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, que enviou os alunos da turma de Farmácia para auxiliar na realização dos exames hematológicos, parasitológico e citologia oncótica.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Charles Bacellar, comemora o sucesso do projeto que além de prevenir as doenças, e desafogar os hospitais, tem aproximado os profissionais da própria comunidade levando atenção básica. “A estratégia do programa é justamente essa, levar atendimento a todo território de Chapadinha, formando equipes de saúde na família, o que nunca foi possível em outras gestões,. E o “Saúde na Comunidade” foi idealizado para isso, levar a saúde onde não tinha atenção básica”- declarou o secretário.

Dr. Charles falou ainda sobre a parceria com a UFMA, que disponibilizou seus alunos do 6º, 8º e 9º período de Farmácia para a realização de exames, que após coletados, serão entregues em um prazo de 15 dias. “O Saúde na Comunidade despertou na UFMA a vontade de fazer esse projeto de extensão, onde os serviços da universidade são levados para perto da própria comunidade. As análises serão feitas em São Luís e posteriormente enviadas para Chapadinha, onde vamos proceder com o tratamento indicado para cada tipo de paciente. Levando a qualidade de exames que é desejado por todos” – revelou Dr. Charles.

A professora de parasitologia da UFMA, Ana Claudia que coordenou os alunos era só satisfação com a parceria entre a universidade e o governo municipal. “É um projeto do qual o nós desejamos há certo tempo. Levar aquilo que nos temos, conhecimento cientifico, dentro da farmácia, laboratório, para ajudar a população. Foi uma parceria que deu certo, e pela procura aqui hoje, percebamos que agradou a população” – disse ela.

O pequeno William de Sousa Miranda (11), morador do Novo Castelo, aproveitou a oportunidade, criou coragem e foi coletar sangue para fazer os exames que há um bom tempo ele não fazia. “Não doe quase nada, e ainda vou ver se está tudo bem comigo. Lá de casa, veio todo mundo, minha mãe, meus irmãos e primos. Todo mundo veio tirar sangue”- confessou o corajoso William.

Além dos exames foram realizados também os serviços imunização, exames preventivos, consultas com clínicos gerais, palestras, higiene bucal, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e orientações nutricionais. A nutricionista Adriane de Sousa ministrou oficina sobre alimentação saudável alternativo com alimentos regionais, muitos deles feito com casca de banana e macaxeira, direcionado para os beneficiários do bolsa família.


Na ocasião houve distribuição de preservativos, folhetos educativos e kits odontológicos, contento creme dental, escova e fio dental. “É interessante que ações como essas aconteçam sempre para que as pessoas tenham acesso. Nos serviços odontológicos estamos sempre priorizando a parte preventiva. Nessa ação, realizamos aplicação de flúor, palestras, entrega de kits odontológicos”- finalizou o odontólogo Thompson Carneiro. A coordenação do programa contabilizou quase 400 atendimentos, entre consulta, preventivos, exames, hemogramas e pouco mais de 150 kits odontológicos entregues à comunidade.



























Publicidade



Arquivo do blog