STAR Clinic

STAR Clinic

Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Lojas Super Lar

Lojas Super Lar

Armazém Paraíba

Armazém Paraíba

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeitura Realiza tividade no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

 
 
No Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão, a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Saúde, promoveu uma manhã de palestra no Hospital Benú Mendes para tratar do assunto.

Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionista e educador físico falaram sobre os perigos da doença, uma vez que ela é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes.
O médico, Dr Aldo Marcozi, lembrou que a pressão alta é uma das doenças que mais matam hoje no país, e a conscientização ainda é a arma mais poderosa para combatê-la. “É extremamente importante cultivar hábitos saudáveis, diminuindo o sal e aumentando o consumo de frutas, legumes, frangos, peixes e praticando atividades físicas, pois tratar é melhor do que prevenir”- garantiu ele.

A nutricionista Drª Kharlyanny Silva, deu dicas e orientações sobre uma alimentação saudável, distribuindo panfletos com orientação nutricional.

Também presente ao evento, o secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar, prestou mais esclarecimentos sobre a doença, alertando principalmente para os perigos do sal. “A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada, e o melhor especialista para controlar tudo isto é o próprio paciente, que deve manter hábitos saudáveis, evitando o consumo exagerado de sal. Lembrando que somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável”- lembrou ele.
 
Após o evento que contou com a participação da Assessora de Assuntos Estratégicos em Brasília, Isamara Meneses, foi servido aos presentes um delicioso café da manhã.

 

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog