WebNet

WebNet

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Em Brasília-DF, Chapadinhense Juvenal Neres Participa de Oficina Direcionada a Comunidades Tradicionais

O incansável Juvenal Neres quando participou do XIII ENCOB- Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em São Luís-MA, no Hotel Luzeiros, que contou com a presença de membros da sociedade civil, poder público e universitários de todos os Estados do país.
O evento ocorreu de 24 a 28 de outubro de 2011, enfatizando as informações de implementação dos programas de bacias hidrográficas no Estado do Maranhão.
 
Por: Sousa Neto
 
O chapadinhense Juvenal Neres, articulador da sociedade civil e coordenador executivo da ASA-MA/CONSEA-MA, encontra-se na capital federal Brasília-DF, onde participa efetivamente dos trabalhos da Oficina "Aprender Fazendo sobre Acesso ao Patrimônio Genético, aos Conhecimentos Tradicionais Associados e Repartição de Benefícios para Representantes dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais".

O evento está sendo realizado nestes dias 20 (quinta) e 21 (sexta-feira) de setembro de 2012 no Centro Cultural Brasília, localizado na Via L2 Norte, Quadra 601, Asa Norte, Brasília, DF.


A oficina está sendo organizada pelo Departamento de Patrimônio Genético da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em colaboração com a Agência Alemã de Cooperação, a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Fundação Nacional do Índio. Esta oficina contará com a participação de cerca de 60 pessoas.

O evento será um fórum para intercâmbio de conhecimentos relacionados com a gestão do acesso aos recursos genéticos, aos conhecimentos tradicionais associados e repartição de benefícios, visando aumentar a conscientização sobre a legislação nacional e o Protocolo de Nagoia.

Da mesma forma, será um momento de trocas de informações que permitirá a apresentação da perspectiva dos povos indígenas e das populações tradicionais sobre o tema, tornando possível, em momento posterior, a produção de um conjunto de materiais informativos e educacionais.

 

Arquivo do blog