WebNet

WebNet

sexta-feira, 16 de junho de 2017

MA - Primeiro Hospital Ortopédico do Estado Oferecerá Tratamento Continuado aos Pacientes de Trauma e Ortopedia




A inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) permitirá aos pacientes de todo estado acesso ao serviço especializado inédito no Maranhão. O atendimento aos pacientes de média e alta complexidade contemplará tanto cirurgias quanto atendimento ambulatorial, importante para os casos em que são recomendados mais de um procedimento cirúrgico.

Atualmente, tanto o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, quanto o Hospital de Câncer do Maranhão, antigo Hospital Geral, executam cirurgias de emergência e eletivas, respectivamente, mas ainda há espera por essa especialidade. “Com alguns meses de funcionamento o HTO vai acabar com essa espera. Nossa meta inicial é realizar 400 cirurgias por mês. Hoje, mesmo com profissionais qualificados e tecnologia disponível, o Hospital de Câncer realiza 80 procedimentos mensais. A prioridade da unidade é o cuidado com os pacientes oncológicos. O HTO terá destinação exclusiva e trará a celeridade necessária aos cuidados com os pacientes de trauma ortopedia”, assegurou o médico ortopedista e diretor do HTO, Newton Gripp.

Com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o Maranhão será o primeiro estado do Nordeste com uma unidade de alta complexidade destinada ao exclusivo atendimento traumaortopédico, ambulatorial e cirúrgico, no sistema público de saúde. O HTO ofertará aos pacientes atendimentos com tecnologia de ponta, capaz de realizar procedimentos como alongamento ósseo e o implante de próteses articulares, assim como o tratamento de crianças com doenças musculoesqueléticas.

A unidade disponibilizará 44 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo clínico será formado por mais de 45 médicos ortopedistas, alguns com diploma internacional, com especialização em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria. Também estão previstos pareceres de cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral, assim como serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

O HTO disponibilizará, ainda, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional. O hospital também contará com programas de residência médica. O novo hospital funcionará na Rua Barão de Grajaú, no bairro Jardim Eldorado, na capital maranhense. A previsão é que a unidade seja entregue à população no segundo semestre.



Publicidade



Arquivo do blog