O ‘Dia D’ de Vacinação Contra a Gripe Influenza aconteceu no último sábado (9) em todo Brasil. Em Chapadinha, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou todas as unidades básicas de saúde para dia nacional. No hospital Benú Mendes - no bairro Areal, centenas de pessoas foram tomar a dose da vacina, que tem como meta imunizar 14 mil.
Allan Monteles |
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em 4 de abril e até o dia 22 os postos de saúde seguem com a imunização normalmente. A vacina que está disponível na rede pública protege contra os três tipos de vírus mais comuns no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “É muito importante que todas as pessoas que se encaixam no perfil da campanha sejam imunizadas, pois evita complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia. Lembrando que tem que trazer carteira de vacinação para que o profissional de saúde possa fazer o devido controle” – avisou o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles.
As doses estão disponíveis para crianças com seis meses até quatro anos de idade, portadores de doenças crônicas, quem trabalha na área da saúde, gestantes, indígenas, detentos, funcionários do sistema prisional e idosos. Se para os adultos a vacinação é encarado com normalidade, para as crianças o assunto é sério e fica por conta dos papais uma boa conversa para tentar minimizar o medo da agulha. “A gente conversa, tenta explicar mas não tem jeito, a criança chora mesmo. Para amenizar um pouco esses minutinhos mais apreensivos a gente distribui balão e balas e o choro dá lugar a alegria” – consolou a coordenadora de imunização Ivana Marinho.
Secom/PMC
Publicidade