WebNet

WebNet

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dia de Campo Reúne Criadores e Especialistas no Município de Vargem Grande

O diretor administrativo-financeiro do Sebrae-MA, Raimundo Nonato Corrêa, e o gerente da UR Sebrae Chapadinha, Diógenes Jr
 
 
Aconteceu durante todo o último sábado (06) o Primeiro Dia de Campo, uma Oficina sobre Caprinocultura Leiteira realizada em Vargem Grande, através de parceria estabelecida entre a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária Rural (AGERP), o Sebrae-MA e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ACCOVAG).
 
Estiveram presentes o presidente da AGERP-MA, Jorge Fortes, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o diretor administrativo-financeiro do Sebrae-MA, Raimundo Nonato Correia, o gerente da Unidade Regional Sebrae-MA em Chapadinha, Diógenes Júnior, a gestora de projetos Jacirema de Cássia, além de representantes de instituições como a EMATER-Paraíba, Banco do Brasil, CODEVASF, ITERMA, INAGRO e criadores da região.
 
O evento procurou oferecer, aos criadores de caprinos e ovinos, oportunidades de conhecimento das atuais técnicas disponíveis para otimização da produção comercial desses animais, segundo Jorge Fortes.
 
Para o diretor administrativo-financeiro do Sebrae-MA, Raimundo Nonato Correia, a importância do evento é fomentar o interesse pela atividade. “Serve para entusiasmar ainda mais os criadores a acreditarem nas novidades de manejo”, avalia. “E o Sebrae oferece aos produtores essas capacitações, dando total apoio à atividade de criação de caprinos e ovinos na região,” enfatizou.
 
Durante o evento quatro estações foram expostas, buscando atrair o interesse de criadores ativos e futuros produtores, apresentando as características das raças leiteiras; o manejo sanitário do rebanho – centralizado no Bode Móvel; a alimentação específica para ovinos e caprinos; e as boas práticas da ordenha.
 
 
Autoridades e criadores se reúnem próximo ao Bode Móvel
 
O secretario adjunto da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Raimundo Coelho, elogiou a realização da oficina. “É muito importante manter a união entre os produtores, onde se juntam forças para trazer atividades como feiras e muito conhecimento aos criadores”, analisou. “Esta região tem vocação pela caprinocultura e o Governo do Estado estará dando todo o apoio necessário para o desenvolvimento da atividade”, garantiu.
 
O secretário municipal de Agricultura e presidente da ACCOVAG, Antônio Sousa Filho, afirmou que a atividade teve suma importância para os criadores locais. “Atualmente, temos trinta criadores cadastrados no programa do leite em nosso município e, em breve, vamos inaugurar um polo de produção de laticínios com o apoio de todos os parceiros”, comemorou. “Tenho certeza que todos os presentes sairão daqui muito mais motivados”, completou.
 
O criador Edilson Marchão de Carvalho, morador da região, também se sentiu satisfeito e motivado com a atividade. “Eu sempre estive motivado com a caprinocultura, mas reconheço que as dificuldades são normais e superáveis”, observa.
 
Para a gestora do projeto Sebrae-MA no Território da Cidadania do Vale do Itapecuru, Jacirema de Cássia, o aproveitamento da atividade foi muito grande. “Além de apresentarmos as boas práticas da caprinocultura leiteira, oportunizamos aos participantes a interação de criadores com especialistas da área, técnicos e parceiros fundamentais para o desenvolvimento da atividade na região”, destacou. “O público participante compareceu dentro das expectativas que tínhamos, o que deixa claro que o interesse em obter informações e conhecimentos sobre a atividade, especialmente com a chegada do mini laticínio a ser inaugurado no município de Vargem Grande", ressaltou.
 
 

Arquivo do blog