WebNet

WebNet

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

URE/Chapadinha: Projeto "OSCAR DA EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA"

A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, estuda a possibilidade de implementar um projeto de estímulo às comunidades escolares do Baixo Parnaíba à melhoria de seus indicadores educacionais.
 
Inspirados no projeto do CE Dr José Maria Cabral Marques, gerenciado pela gestora escolar Albetiza Meireles e formulado pelo professor Jorlan, no "Troféu Cabral Marques", a URE pretende realizar um monitoramento de diversos ítens do cotidiano das escolas e classificá-las conforme o desempenho geral.
 
 
Ao final do ano, será realizado um evento em que será divulgado um ranking geral em indicadores como ENEM e Prova Brasil, bem como destaques por escola e por categoria de membro da comunidade escolar.
 
 
As comunidades escolares também serão monitoradas de forma coletiva, objetivando identificar o índice de integração e companheirismo.
 
Em linhas gerais, o projeto assemelha-se a uma grande gincana entre escolas que durará o ano todo.
 
 
Os ítens que poderão constar na análise são, por exemplo, o índice médio de: frequência de alunos e professores; notas da escola; evasão; ENEM; Prova Brasil; agilidade no lançamento de dados no SIAEP; estado de conservação e funcionamento das bibliotecas e laboratórios de informática; retorno de demandas da escola à Regional; conservação das carteiras escolares; percentual de participação da família em reuniões de Pais na escola; regularidade nas reuniões dos colegiados e conselhos de classe; desenvolvimento de projetos pedagógico-culturais na escola, etc.
 
 
A equipe pedagógica da URE já encontra-se procedendo os estudos e debates acerca da atividade e logo mais teremos as primeiras diretrizes que, por sua vez, serão divulgadas às comunidades ainda no mês de fevereiro.
 
O que se pretende com o projeto é, em última instância, estimular as comunidades escolares ao avanço de indicadores e promover um locus de autoconhecimento e integração.
 
 
 

Arquivo do blog