No último sábado (23), um grupo de desportistas chapadinhenses se reuniu no auditório da prefeitura para discutir a volta do futebol de Chapadinha ao cenário estadual. O encontro foi idealizado pelo ex-treinador do Galo da Chapada, Edmílson Santos e pelo secretário de Educação, Francejane Gomes.
Estiveram presentes os secretários municipais Tota (Esporte), Ilmar Mota (Administração), Nildinha Teles (Mulher). Levi Mota, o “Murici”, foi o único vereador a comparecer. O Major Edvaldo foi representado pelo Tenente Costa.
Santos, que foi um dos responsáveis pela criação do Chapadinha Futebol Clube, o Galo da Chapada, e técnico do time campeão da segunda divisão em 2003, relembrou por meio de slides a história do time e a paixão do torcedor, que sempre lotava o estádio Lucídio Frazão nos dias de jogos e apresentou um modelo de projeto mostrando a viabilidade financeira e os caminhos para a criação de um novo clube a fim de recolocar Chapadinha no cenário esportivo estadual.
Francejane, que sempre se mostrou um entusiasta do esporte na cidade, disse estar no encontro não como secretário, mas como desportista e se mostrou disposto até mesmo a conversar com a prefeita Belezinha em busca de apoio, mas que antes de tudo, “é necessário investir no esporte amador, que é a base de tudo, além de preparar o jovem para a cidadania”.
Como exemplo, ele citou a Escolinha Despertar Talentos, que conquistou recentemente um título no Distrito Federal. Ele lamentou a presença de apenas dois representantes do setor comercial da cidade - Heraldo, gerente da loja Novo Mundo e o comerciante Valdemar Terto - mas disse que isso não era motivo para desestimular.
Os outros secretários, que também participaram do encontro apenas como desportistas também manifestaram total apoio à criação de um clube com o objetivo de representar Chapadinha no futebol profissional.
O vereador Murici, que já foi atleta, secretário municipal de Esportes e presidente da Liga Esportiva de Chapadinha, disse não saber o motivo da ausência dos colegas parlamentares e que “assina embaixo” para a criação do novo clube. “Se for preciso, entrarei com um projeto de incentivo ao clube na Câmara Municipal, mas sem esquecer que a base de tudo é o esporte amador. Se depender do meu esforço, o time vai pra frente”, falou o vereador.
Outras pessoas também se manifestaram e apoiaram a ideia, sempre defendendo que o sucesso de um time profissional perpassa pelo incentivo ao amador. O secretário de Esportes, Tota, anunciou que brevemente serão realizados, em parceria com a secretaria de Educação e outras secretarias, o Jogos Escolares Chapadinhenses. A secretária da Mulher, Nildinha Teles, sugeriu a criação de uma equipe de futebol feminino para representar Chapadinha em competições estaduais.
Ao final, ficou definida a data de nova reunião. Será no dia 5 de abril, na prefeitura, às 19h. Francejane e Ilmar disseram que vão convidar a prefeita Belezinha e outras autoridades para a reunião.