WebNet

WebNet

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Chapadinhenses Querem Volta de um Time no Campeonato Maranhense de Futebol

 
 
No último sábado (23), um grupo de desportistas chapadinhenses se reuniu no auditório da prefeitura para discutir a volta do futebol de Chapadinha ao cenário estadual. O encontro foi idealizado pelo ex-treinador do Galo da Chapada, Edmílson Santos e pelo secretário de Educação, Francejane Gomes.

 
Estiveram presentes os secretários municipais Tota (Esporte), Ilmar Mota (Administração), Nildinha Teles (Mulher). Levi Mota, o “Murici”, foi o único vereador a comparecer. O Major Edvaldo foi representado pelo Tenente Costa.

Santos, que foi um dos responsáveis pela criação do Chapadinha Futebol Clube, o Galo da Chapada, e técnico do time campeão da segunda divisão em 2003, relembrou por meio de slides a história do time e a paixão do torcedor, que sempre lotava o estádio Lucídio Frazão nos dias de jogos e apresentou um modelo de projeto mostrando a viabilidade financeira e os caminhos para a criação de um novo clube a fim de recolocar Chapadinha no cenário esportivo estadual.

Francejane, que sempre se mostrou um entusiasta do esporte na cidade, disse estar no encontro não como secretário, mas como desportista e se mostrou disposto até mesmo a conversar com a prefeita Belezinha em busca de apoio, mas que antes de tudo, “é necessário investir no esporte amador, que é a base de tudo, além de preparar o jovem para a cidadania”.

Como exemplo, ele citou a Escolinha Despertar Talentos, que conquistou recentemente um título no Distrito Federal. Ele lamentou a presença de apenas dois representantes do setor comercial da cidade - Heraldo, gerente da loja Novo Mundo e o comerciante Valdemar Terto - mas disse que isso não era motivo para desestimular.

Os outros secretários, que também participaram do encontro apenas como desportistas também manifestaram total apoio à criação de um clube com o objetivo de representar Chapadinha no futebol profissional.
 
Ilmar Mota lembrou dos áureos tempos do esporte amador em Chapadinha, que tinha disputas acirradas entre as principais escolas da cidade em várias modalidades, principalmente o futebol de salão e o handebol. Aproveitando a presença do ex-atleta Pelé - da Caema (foto), que chegou a Chapadinha no início da década de 1970, através do futebol amador e foi recebido como uma estrela e até hoje mora na cidade.

O vereador Murici, que já foi atleta, secretário municipal de Esportes e presidente da Liga Esportiva de Chapadinha, disse não saber o motivo da ausência dos colegas parlamentares e que “assina embaixo” para a criação do novo clube. “Se for preciso, entrarei com um projeto de incentivo ao clube na Câmara Municipal, mas sem esquecer que a base de tudo é o esporte amador. Se depender do meu esforço, o time vai pra frente”, falou o vereador.

Outras pessoas também se manifestaram e apoiaram a ideia, sempre defendendo que o sucesso de um time profissional perpassa pelo incentivo ao amador. O secretário de Esportes, Tota, anunciou que brevemente serão realizados, em parceria com a secretaria de Educação e outras secretarias, o Jogos Escolares Chapadinhenses. A secretária da Mulher, Nildinha Teles, sugeriu a criação de uma equipe de futebol feminino para representar Chapadinha em competições estaduais.

Ao final, ficou definida a data de nova reunião. Será no dia 5 de abril, na prefeitura, às 19h. Francejane e Ilmar disseram que vão convidar a prefeita Belezinha e outras autoridades para a reunião.
 

Arquivo do blog