Durante três dias, pesquisadores e discentes do Curso de Linguagens e Códigos do Campus de São Bernardo discutiram sobre Língua, Sons e Imagens, na II Semana de Linguagens e Códigos. O evento contou com a participação de graduandos, alunos do ensino médio e professores da Educação Básica de vários povoados próximos a São Bernardo (município distante 125 km de Chapadinha), que se envolveram em todas as atividades propostas levantando discussões sobre o ensino da língua materna, o ensino de língua estrangeira, a formação do professor de música e o teatro na escola.
Nesta segunda edição, a Semana teve como temática as três palavras chaves que acompanham o curso: Língua, Sons e Imagens: diálogos no universo da linguagem. O evento foi coordenado pela professora Rachel Tavares, juntamente com a professora Kátia França, na função de vice-coordenadora. A professora França explica que esses três elementos são o que direcionam o curso de Linguagem e Códigos. “Como a linguagem é manifestada de várias formas, nós pegamos três das principais formas de sua manifestação: por meio da língua, das imagens e dos sons. As formas como esses elementos dialogam dentro de um universo macro, que é o universo da linguagem, e se traduzem em práticas no nosso próprio cotidiano, com atitudes, relações, e também na formação desse profissional”, aponta.
Durante a Conferência de Abertura o professor Francisco Alves Filho, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) abordou a temática Por que e como aprender através de gêneros, explanando sobre como os trabalhos com gêneros textuais são importantes dentro da sala de aula, e como a discussão desses gêneros textuais é fundamental dentro das licenciaturas. Houve também a apresentação do espetáculo Drumondianamente, do grupo Poemática, e do Café Literário, em que os professores Francisco Filho, Heridan Guterres, Maira Rocha e Katia França apresentaram seus livros e conversaram sobre suas pesquisas.
O evento contou com uma mesa-redonda que discutiu a socialização de atividades desenvolvidas durante o ano de 2011, na Escola Cônego Nestor, em São Bernardo. Além da mesa formada pelas coordenadoras Katia França e Rachel Tavares, pela supervisora técnica Karla Eugênia e pelo bolsista Leonardo Soares, foi oferecida uma oficina de estratégias para o ensino de Língua Portuguesa, realizada pelos bolsistas PIBID com professores da rede municipal, alunos da graduação e demais participantes do evento.
Como parte da programação, pesquisadores e convidados discutiram sobre o ensino da língua materna, o ensino de língua estrangeira, a formação do professor de música e o teatro na escola. O processo de formação dos discentes para o ensino dentro dessas áreas também foi um dos pontos discutidos. “O profissional que está sendo formado precisa fazer com que essas áreas dialoguem, ou melhor, estabelecer um trabalho de tal forma que essas pessoas não fiquem paradas, mas que elas realmente dialoguem e não fiquem num plano da língua pela língua ou da busca pela busca, mas que elas tenham realmente essa dimensão sensível e também carreguem os saberes acadêmicos necessários para sua formação”, reforçou Kátia França.
A mesa de encerramento apresentou a temática Literatura, Educação e Manifestações Populares, e contou com a participação da professora Maria da Guia Viana e da Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Sônia Almeida. No encerramento, a programação cultural do dia contou com uma mistura de hip hop do grupo B. Boy; e um concerto de violão, do professor Cristiano Braga, além de músicas cantadas por Gislayne e Francisco Júnior.
Nesta segunda edição, a Semana teve como temática as três palavras chaves que acompanham o curso: Língua, Sons e Imagens: diálogos no universo da linguagem. O evento foi coordenado pela professora Rachel Tavares, juntamente com a professora Kátia França, na função de vice-coordenadora. A professora França explica que esses três elementos são o que direcionam o curso de Linguagem e Códigos. “Como a linguagem é manifestada de várias formas, nós pegamos três das principais formas de sua manifestação: por meio da língua, das imagens e dos sons. As formas como esses elementos dialogam dentro de um universo macro, que é o universo da linguagem, e se traduzem em práticas no nosso próprio cotidiano, com atitudes, relações, e também na formação desse profissional”, aponta.
Durante a Conferência de Abertura o professor Francisco Alves Filho, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) abordou a temática Por que e como aprender através de gêneros, explanando sobre como os trabalhos com gêneros textuais são importantes dentro da sala de aula, e como a discussão desses gêneros textuais é fundamental dentro das licenciaturas. Houve também a apresentação do espetáculo Drumondianamente, do grupo Poemática, e do Café Literário, em que os professores Francisco Filho, Heridan Guterres, Maira Rocha e Katia França apresentaram seus livros e conversaram sobre suas pesquisas.
O evento contou com uma mesa-redonda que discutiu a socialização de atividades desenvolvidas durante o ano de 2011, na Escola Cônego Nestor, em São Bernardo. Além da mesa formada pelas coordenadoras Katia França e Rachel Tavares, pela supervisora técnica Karla Eugênia e pelo bolsista Leonardo Soares, foi oferecida uma oficina de estratégias para o ensino de Língua Portuguesa, realizada pelos bolsistas PIBID com professores da rede municipal, alunos da graduação e demais participantes do evento.
Como parte da programação, pesquisadores e convidados discutiram sobre o ensino da língua materna, o ensino de língua estrangeira, a formação do professor de música e o teatro na escola. O processo de formação dos discentes para o ensino dentro dessas áreas também foi um dos pontos discutidos. “O profissional que está sendo formado precisa fazer com que essas áreas dialoguem, ou melhor, estabelecer um trabalho de tal forma que essas pessoas não fiquem paradas, mas que elas realmente dialoguem e não fiquem num plano da língua pela língua ou da busca pela busca, mas que elas tenham realmente essa dimensão sensível e também carreguem os saberes acadêmicos necessários para sua formação”, reforçou Kátia França.
A mesa de encerramento apresentou a temática Literatura, Educação e Manifestações Populares, e contou com a participação da professora Maria da Guia Viana e da Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Sônia Almeida. No encerramento, a programação cultural do dia contou com uma mistura de hip hop do grupo B. Boy; e um concerto de violão, do professor Cristiano Braga, além de músicas cantadas por Gislayne e Francisco Júnior.