Universitários da UFMA (Campus IV), com ideologias e vontade de fazer a diferença em busca da valorização cultural, criaram um movimento urbano denominado Coletivo Cerrado em Chapadinha-MA. São jovens criativos e atuantes, preocupados com a degradação desse tipo de vegetação, tão valioso em nosso estado e município.
A vegetação - bioma cerrado - é o segundo maior bioma brasileiro, possui alta biodiversidade, está crescentemente ameaçado, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, desmatamento e por frequentes queimadas.
O Cerrado, integrante do nome deste coletivo é um somatório destes dois significados distintos símbolos máximos de nossa cultura e sinônimos de resistência e persistência.
No intuito de transluzir as vertentes artísticas, transcender barreiras e unir princípios, na expectativa de manter vivo o espírito da arte tão presente em nossa história, e que infelizmente, por vezes, ver-se tão esquecido. O coletivo cultural urbano Cerrado tem por objetivo apoiar uma serie de eventos artísticos e artistas do Maranhão, com foco na cidade de Chapadinha-MA.
Sendo que o primeiro evento realizado, acontecerá em 08 de Dezembro de 2012, II RESISTÊNCIA UNDERGROUND, este com o objetivo de lançamento das ações do coletivo na cidade, trata-se de uma discussão inicial para esclarecer para a público o que de fato é um coletivo cultural, como ele funciona e como o público e artistas podem participar, tendo como atração principal alguns concertos musicais da cena underground maranhense.
Em suma, objetiva-se aproximar cada vez mais a arte dos movimentos urbanos e quem sabe assim, fazer valer de fato a cultura que emana das veias daqueles que nunca deixaram de acreditar em conceitos libertários e que vêm resistindo há tempos.