WebNet

WebNet

domingo, 13 de março de 2011

Trabalho e Seriedade

Na foto: Os médicos Curtius, José Almeida e Pedro
Trabalho e seriedade foi, em um passado distante, o “slogan” de sua campanha política. Eleito, foi um ardoroso defensor das causas sociais e tratou com honestidade o bem comum. Foi assim na política. Foi e continua sendo assim na sua vida privada e na sua profissão.

Há mais de 40 anos exercendo com maestria e dignidade a profissão de médico, Dr. José Curtius Bezerra Carneiro, cearense de Quixadá, radicou-se no estado do Maranhão nos anos sessenta e daqui não mais saiu. Acompanhou e viu evoluir o desenvolvimento da medicina em nosso estado. 
 
Como plantonista por mais de 30 anos do Hospital Materno-infantil em São Luís, desenvolveu como ninguém arte e a ciência da prática clínica pediátrica. Com um olhar cuidadoso, criterioso e minucioso dava a maioria dos diagnósticos na época em que havia poucos recursos para tal e assim salvara muitas vidas.
 
Na cidade de Itapecuru foi um exemplo de dedicação e entrega. Envolveu-se profundamente com os dramas e problemas da comunidade. E, como forma de retribuição, de carinho, teve uma unidade de saúde batizada com o seu nome. 
 
Em Vargem Grande foi secretário de saúde e idealizador de um programa de combate a desnutrição que foi bem sucedido e que teve enorme repercussão. É perfeccionista e rigorosamente cumpridor de suas atribuições. Tem, no código de ética médica, um de seus alicerces, além de um profundo e arraigado sentimento cristão. 
 
No final dos anos oitenta mudou-se para Chapadinha. Estabeleceu um consultório particular e trabalhou na rede pública de saúde onde clinicava arduamente sete dias por semana. Ofício que começava logo ao raiar dos primeiros raios solares. Manteve a mesma dedicação e empenho. E deste modo angariou uma enorme clientela. Mas nem tudo são flores. Encontrou dificuldades e problemas, muitos problemas, em virtude de um traço marcante de sua personalidade.

Texto (aqui resumido) de Josué Portela - Médico
Continue lendo no blog Interligado

Arquivo do blog