Nas fotos, serviços realizados com pacientes de Chapadinha, em novembro-2010
Serviço público é sinônimo de serviço de má qualidade e mau atendimento, certo? Nem sempre. Aqui em Chapadinha, um fato tem despertado a atenção de todos. Dezenas de pessoas tem se deslocado para o Centro de Saúde Benu Mendes, no Areal em busca de tratamento odontológico com Dr. Alexandre Bacelar.
Serviço público é sinônimo de serviço de má qualidade e mau atendimento, certo? Nem sempre. Aqui em Chapadinha, um fato tem despertado a atenção de todos. Dezenas de pessoas tem se deslocado para o Centro de Saúde Benu Mendes, no Areal em busca de tratamento odontológico com Dr. Alexandre Bacelar.
Serviços caríssimos são feitos em crianças, adultos e idosos e o resultado é de causar alegria espontânea a todos. Gente que não tinha o prazer de dar um sorriso largo há tempos, hoje sorri com as paredes.
Tudo graças ao excelente trabalho de Dr. Bacelar, odontólogo contratado pelo município. Ele é daqueles profissionais que trabalham com prazer. Cuidadosamente ele trata de cada um dos pacientes. Dr. Bacelar realiza desde os serviços mais simples - como restaurações - a implante dentário, ponte fixa, reabilitação oral, tratamento de canal, cirurgia e outros.
Ele costuma chegar por volta de 8h e sair do posto de saúde até que o último inscrito seja atendido. “Às vezes ele sai daqui depois das 11 horas da noite e chega a atender quase 40 pessoas por dia”, informam os atendentes do Benu Mendes.
O trabalho do dentista está correndo o município e até as cidades vizinhas com uma velocidade assustadora. Além de competente, Bacelar apresenta outra qualidade. Trata bem a todos os pacientes sem olhar “cara” ou condição financeira. “Gosto sempre de tratar as pessoas como seres humanos que são. Não trago problemas para o meu trabalho, por isso trato bem a todo mundo”, explica o médico.
Além de tratar os dentes da população, Dr. Bacelar realiza outros procedimentos. Ele já retirou osso e espinha de garganta de algumas pessoas. Recentemente, uma criança de quatro anos de idade, veio de Urbano Santos, para retirar uma moeda da garganta.
A Secretaria Municipal de Saúde contratou também a THB - Técnica em Higiene Bucal, Cleidiane Sousa, que realiza um trabalho único em Chapadinha. Ela faz a profilaxia, tratamento de gengivite, periodontite, candidíase oral (monilíase), aftose* (não confundir com aftosa) e periodontopatias em geral.
Cleidiane passa cerca de duas horas com cada paciente - às vezes, mais que isso - e só o libera depois que todo o serviço é realizado. E o resultado, é mais um paciente feliz.
Bacelar enaltece o trabalho da secretaria municipal de saúde e da prefeitura que aparelhou o Centro de Saúde com excelentes equipamentos e lembra ainda, que o sucesso de seu trabalho também tem a ver com a competência de sua equipe de assistentes, Kátia, Carliane e Mirizan.
Quem quiser agendar uma consulta com Bacelar vai ter que esperar um pouco, pois, por enquanto, a lista já apresenta quase 300 nomes aguardando a vez.
Desde que começou a trabalhar em Chapadinha, Bacelar já recuperou o sorriso de mais de 800 pessoas de Chapadinha e de outros municípios que procuram seus serviços.
Isto representa muitos pontos a favor da saúde de Chapadinha, que, apesar das dificuldades encontradas pelo sistema de saúde em todo o País, oferece serviço de qualidade para a população.
Brevemente falarei sobre outros profissionais e dos serviços da saúde pública que estão atraindo pessoas até de outros estados, como Pará e Piauí para fazer cirurgia em Chapadinha (É bem verdade que existem alguns profissionais que atuam na saúde pública de Chapadinha que não entram nesse rol de exemplos a serem seguidos). Vamos falar também de uma grande novidade que será oferecida em Chapadinha, tornando o município o terceiro no estado a oferecer este tipo de tratamento (caso se concretize) e o único a fazê-lo de graça.
Só uma cirurgia através desta técnica custa cerca de 10 mil Reais em hospital particular. O equipamento que custa cerca de 200 mil Reais, estará em Chapadinha provavelmente a partir de janeiro de 2011.
------------------------------------------------------
|