Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública, que visa capacitar pessoas da própria comunidade onde moram para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, além de promover campanhas educativas de cooperação entre lideranças locais.
Autoridades - Estiveram presentes na cerimônia de formação do Conselho em Belágua, várias autoridades estaduais e locais, dentre elas o comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Edvaldo Mesquita (foto acima) e dezenas de representantes da sociedade civil organizada da região.
Resultados - O município de Belágua faz parte da circunscrição de Chapadinha, município da Baixada maranhense com cerca de 85 mil habitantes. De acordo com o major Edvaldo Mesquita, comandante da 4º CI da PM de Chapadinha, o município registra 8 meses sem homicídios. Ainda segundo ele, a participação da instituição em conjunto com a população é um dos motivos para que a segurança do município esteja em evidencia, já que em Chapadinha o Conselho Comunitário já existe desde o ano passado.
Além deste, há ainda, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que promove palestras sócio-educativas aplicado pela Policia Militar nas escolas públicas a alunos das 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, com temas como prevenção à violência, uso de substâncias entorpecentes com aplicação de flúor e distribuição de cestas básicas.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública/Governo do Maranhão.