WebNet

WebNet

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Alunos do Colégio FAC Visitam a Multinacional Vale em SL

Na última sexta-feira (4), os alunos do 1º Ano Médio, turno matutino, do Colégio Francisco Almeida Carneiro (FAC), fizeram uma visita à sede da multinacional Vale, em São Luís. A turma saiu de Chapadinha por volta das 4h da manhã, chegaram à Capital por volta das 9h e as 18h30 estavam de volta.

A iniciativa foi da professora de Geografia, Luciane Regina, que trabalhando o tema “Compreensão do Espaço” propôs que fosse feita essa visita. A idéia foi aceita por unanimidade pelos alunos. O próximo passo foi conversar com o diretor da escola, Profº Nonato Carneiro, que abraçou a idéia e de imediato reuniu os pais dos alunos para autorização. A direção da escola disponibilizou o transporte e além da profª Luciane, acompanharam a equipe as professoras Jacira, Márcia e Vanderléia.

Na chegada em frente a multinacional em um dos portões de acesso da empresa a turma foi recepcionada por um casal de funcionários do Setor de Comunicação: André e Paula, que deram as boas vindas.

Começado o passeio, os alunos e professores do Colégio FAC, visitaram cinco setores da Multinacional:

1- O Virador de Vagões

2- O Mirante de Estocagem

3- A Usina de Pelotização

4- O CCO (o Centro de Controle Operacional)

5- O Simulador de Trem

Em todo o percurso receberam muitas informações, dentre elas, as de que:

- A empresa foi fundada em 1942 no dia 1° de junho, está nos cinco continentes em 14 estados brasileiros e 24 municípios do Maranhão.

- A missão da Vale é transformar recursos minerais em riquezas sustentável, contribuindo na sustentabilidade ao longo da estrada do Carajás, promovendo atividades nas comunidades oferecendo mais, saúde, educação, esporte e vegetação.

- O maior trem de minério do mundo é o que percorre o trajeto Carajás a São Luís, que tem a extensão de 892 km. O trem possui 330 vagões e quatro locomotivas.

Concluindo: o passeio foi muito educativo, pois os alunos fizeram grandes descobertas, e também foram estimulados a dedicarem-se mais aos estudos e fazerem cursos profissionalizantes como segurança do trabalho e outros mais.

Com informações do blog da escola - www.colegiofac.blogspot.com

Arquivo do blog