WebNet

WebNet

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Análise Final das Contas da Saúde em Chapadinha

Ontem, terça-feira (13), por volta das 16 horas, foi realizada a reunião extraordinária com a finalidade de concluir a análise de maneira definitiva das contas da Secretaria Municipal de Saúde, por parte do Conselho Municipal de Saúde.

A situação do Poder Público Municipal é de desconforto frente à já desaprovação das contas de 2008 e a proeminente desaprovação de 2009, caso se confirmem as previsões. A possível desaprovação das contas da saúde provocará, provavelmente, uma crise de credibilidade na gestão da atual prefeita.

O problema, na verdade, não é a crise econômica. Os maiores questionamentos realizados por parte do Conselho Municipal de Saúde é com relação a falhas documentais na prestação de contas e, ainda, a gastos excessivos com folha de pagamento e com manutenção administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Quanto a isso, constam salários exorbitantes (há quem ganhe cerca de trinta mil reais por mês na folha da saúde) e gastos excessivos com a manutenção da estrutura administrativa da secretaria, como o gasto com gráfica no mês de outubro de 2009, acima de quaisquer médias e espectativas de anos ou meses anteriores.
Mais uma vez ressaltamos o possível argumento do Poder Público Municipal de que, caso não sejam aprovadas as contas da Saúde, os maiores prejudicados serão a população que, em última instância, se serve dos serviços de saúde.

Contudo, tal discurso já se encontra superado no momento em que se confirmarem quaisquer irregularidades nas contas da Saúde, já que uma situação ilícita contribuirá muito mais para o desgaste dos serviços de saúde disponibilizados à população chapadinhense e de toda a região.

Vale lembrar, ainda, que a aprovação de contas possivelmente irregulares por parte do Conselho Municipal da Saúde livrará, em grande parte, o Poder Público Municipal da responsabilidade pelas irregularidades e, ainda, acarretará penalidades para com os conselheiros.
Não podemos tratar a saúde de nossa população com charlatanismo...

Bom, utilizando-se de uma linguagem mais próxima da área da saúde, concluímos com o seguinte trecho: "... com medo de levar uma injeção com a cura, o paciente, muitas vezes, prefere permanecer agonizante!" (autor desconhecido).

Este é o Raio-X da Saúde de Chapadinha. Para concluir o diagnóstico...
... aguardem o resultado da reunião logo mais...
Por: Jânio Rocha Ayres Teles - Secretário Geral/SINDCHAP

Arquivo do blog