WebNet

WebNet

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chapadinha sediará Pré-Conferência Intermunicipal de Cultura

Por: Brendha Gomes - Site LocalNotícias
Na foto: A prefeita Danúbia Carneiro com Secretário Estadual de Cultura, Luiz Henrique Bulcão
Chapadinha recebeu na manhã desta segunda-feira (28) a visita do Secretário Estadual de Cultura, Luiz Henrique Bulcão, que veio tratar junto a Prefeita Municipal, Danúbia Carneiro, da Pré-Conferência Intermunicipal de Cultura que será realizada nesta cidade nos dias 26 e 27 de outubro.

A Pré-Conferência é um espaço voltado para a discussão e articulação entre o Estado (governos municipais) e sociedade civil (organizações culturais e segmentos sociais) a fim de avaliar a atual situação da área cultural dos municípios. Ela acontecerá em vários municípios que foram escolhidos como cidades-pólos para sediar o encontro, entre eles a cidade de Chapadinha, Grajaú, Pinheiro e Balsas.

Após esses primeiros encontros preparatórios, as propostas apresentadas serão encaminhadas às Conferências Estaduais e à Conferência Nacional de Cultura, que auxiliarão no processo de construção do Plano Nacional de Cultura (PNC), que será votado no Congresso Nacional a fim de definir políticas para a área de Cultura.
Logo após essas etapas, cada município poderá realizar a sua própria conferência e assim estarem aptos a receberem seus bônus culturais.
Para Luiz Bulcão, essas conferências nada mais são do que uma integração entre os municípios para que eles possam interagir entre si e saibam como participar sistema nacional de cultura.

Ainda de acordo com o secretário, Chapadinha tem ótimas condições de sediar esse encontro e as expectativas em torno do evento são as melhores possíveis. “Será uma grande festa cultural. A prefeita Danúbia Carneiro abraçou essa proposta e se colocou a disposição para fazer da Pré-Conferência um evento um grande congresso intermunicipais que contará com a presença de mais de 30 representantes que abrange todo o pólo”- disse ele.

A prefeita Danúbia aproveitou o momento para convidar a sociedade civil, os cantores, violeiros, dançarinos e a todos que fazem a cultura local acontecer para que compareçam à Pré-Conferência, pois após esse primeiro encontro, Chapadinha estará realizando sua Conferência Municipal e assim fortalecendo o setor cultural.

O Secretário Municipal de Cultura, William Fernandes, também esteve presente no encontro e falou sobre a participação da secretaria durante a conferência. “Nossa missão agora nesse primeiro momento é oferecer todo o suporte necessário aos participantes da conferência, como preparar hotéis, restaurantes para receber os representantes da mesorregião, e posteriormente elaborar o nosso plano de cultura que será apresentado na nossa conferencia municipal”- salientou ele.
Foto (no centro): Blog TvMirante

Arquivo do blog