WebNet

WebNet

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

CHAPADINHA | Equipe Técnica da AGED Investiga Caso Confirmado de Raiva Humana, na Zona Rural do Município


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 13.Outubro.2021

O Governo do Estado montou uma força tarefa para fazer o controle da raiva em Chapadinha, após o registro confirmado laboratorialmente de caso em uma criança de dois anos que sofreu agressão de um animal silvestre, no povoado de Santa Rita, segundo Relatório Preliminar de Testagem, Monitoramento e Investigação do caso do Centro de Informação Estratégico de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão – CIEVS/MA.

Fazem parte da força tarefa as equipes técnicas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e da Secretaria Estadual de Saúde para que atuem dentro de suas competências no controle e prevenção da raiva. A AGED desenvolve ações de controle da raiva dos herbívoros como bovídeos (bois e búfalos), equídeos (cavalos, mulas e asnos), caprinos e ovinos e a Secretaria Estadual de Saúde atua na prevenção da raiva humana.


Na manhã da última sexta-feira (08), uma equipe da AGED participou de reunião com representantes da Secretaria de Saúde para definir as estratégias de atuação. À tarde, os fiscais da AGED se deslocaram ao povoado Santa Rita para fazer a rastreabilidade, a investigação epidemiológica e a busca ativa de casos suspeitos de doença nervosa em animais.

O caso foi confirmado, no dia 6 de outubro, pelo Instituto Pasteur e é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos.

Sobre a raiva e atuação da AGED

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Esta doença possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente. A doença possui quatro ciclos que são o urbano, rural, silvestre e aéreo.

A AGED atua com foco no ciclo rural, esse ciclo tem como reservatório o morcego hematófago (Desmodus rotundus) e caracteriza-se pela transmissão da raiva aos herbívoros, através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolve ações específicas de controle da doença, por meio de fiscalização da vacinação antirrábica, controle da população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus (principal transmissor da raiva aos herbívoros), monitoramento de abrigos de morcegos, vigilância epidemiológica e educação sanitária, além de contar com parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Prefeituras Municipais, além de parcerias internacionais.

É importante que qualquer agressão de animal em humanos, seja doméstico ou silvestre, seja comunicada a Secretaria Estadual de Saúde, bem como qualquer mordida de morcegos em animais herbívoros, sejam comunicados à AGED para realização do controle e prevenção da doença.

Por Suyane Scanssette - Ascom / AGED MA


Publicidade


Arquivo do blog