Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 12.Agosto.2021
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio do projeto Safrinha Solidária, está apoiando a produção de grãos entre famílias de pequenos agricultores na região do Baixo Parnaíba. Nos dias 31 de julho e 01 deste mês de agosto aconteceu, nos municípios de Anapurus e Mata Roma, o acompanhamento da colheita, em 300 hectares de terras, de feijão por parte de 821 famílias de comunidades carentes da região Baixo Parnaíba.
Participaram, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) no Maranhão, Vilson Ambrozzi; entre outras autoridades, técnicos da Sagrima e famílias de agricultores.
A iniciativa faz parte do projeto Safrinha Solidária, em que os produtores rurais, ligados a Aprosoja Maranhão, doam sementes, fertilizantes e defensivos para as comunidades realizarem as plantações e ficam com a produção.
O presidente Aprosoja Maranhão, Vilson Ambrozzi, informou que, este ano, a perspectiva é que 4.500 famílias sejam beneficiadas. “Um programa em que o associado planta, preservando a segurança alimentar”, afirmou.
O secretário Sérgio Delmiro, reforçou a importância do agronegócio no estado. “Conhecemos o programa e vamos estar juntos, também, com o projeto Padrinho Rural. Pretendemos, em parceria com a Aprosoja, estender essa ideia para outras regiões do estado, aproximando o agronegócio da agricultura familiar e contribuindo para o combate à pobreza no Maranhão”, declarou.
Safrinha Solidária 2021
A ação acontece há 12 anos. O plantio da Safrinha Solidária 2021 ocorreu entre 10 e 25 de maio e a colheita, feita manualmente, começou no dia 16 de julho nos 300 hectares cultivados. A colheita prossegue até setembro/outubro.
Foram contempladas as comunidades Taboquinha, Mata, Barroca, Torres, Carrascão, Cajueiro, Prata, Tambor, Conceição, Cabeceira, Barrocão, Cantinho, Santa Rosa, Quebra Coco e Cruz.
As sementes são adquiridas junto a fornecedores de sementes de soja. Nesta edição, foram cultivadas 8 toneladas de sementes realizado em propriedades de agricultores familiar.
A participação dos associados da Aprosoja Maranhão no cultivo de pequenas áreas consiste na oferta de assistência técnica, insumos para melhorar o solo, máquinas próprias para plantio de alimentos como feijão, arroz, milho, mandioca e outras frutas. Foram plantados, também, este ano, 5 hectares de milho e 4 hectares de mandioca.
Padrinho Rural
Além do Safrinha Solidária, a Aprosoja Maranhão, em parceria com a Sagrima, desenvolve o projeto Padrinho Rural em propriedades de agricultores familiar que consiste na participação dos associados no cultivo de pequenas áreas, onde são ofertadas assistência técnica, insumos para melhorar o solo, máquinas próprias para plantio de alimentos como feijão, arroz, milho, mandioca e outras frutas.
Ascom / Sagrima
Fotos: Divulgação
Publicidade |