Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 12.Agosto.2021
Ao completar três anos de assistência em saúde, o Hospital Regional de Chapadinha (HRC) alcançou quase 20 mil sessões de hemodiálise realizadas ao longo de três anos. E foi nessa mesma unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que a dona de casa Ana Maria Sousa e Silva, de 40 anos, recebeu cuidados especializados. “Consegui minha cirurgia aqui no hospital. Fui bem recebida, fiz minha operação e agora estou me recuperando”, comemora a paciente que foi submetida a uma cirurgia de vesícula na primeira semana de agosto.
Vista aérea do Hospital Regional de Chapadinha (HRC) |
Assim como dona Ana Maria, centenas de maranhenses, oriundos de 27 municípios do estado, têm encontrado no Hospital Regional de Chapadinha uma assistência pública de qualidade. A unidade hospitalar é referência na região leste, oferecendo à população atendimento cirúrgico, exames, consultas médicas especializadas e serviço de hemodiálise. A unidade completa três anos de funcionamento nesta quarta-feira (11).
“Tenho absoluta certeza que o Hospital Regional de Chapadinha cumpre um papel essencial para o povo maranhense. E é nesse conjunto de grande esperança que renovamos o compromisso com os avanços alcançados, a proteção a vida e o fortalecimento do SUS”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Vista aérea do Hospital Regional de Chapadinha (HRC) |
O hospital, que integra a rede de saúde da SES, é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “O Hospital Regional de Chapadinha cumpre um papel muito importante, garantindo acesso à saúde à população da região. Foi um dos compromissos que o governador Flávio Dino cumpriu de forma exemplar, pois, além do atendimento ambulatorial e cirúrgico, possui o serviço de hemodiálise. Um hospital completo e eficiente”, afirmou o presidente da Emserh, Marcos Grande.
Em três anos de funcionamento, foram realizadas na unidade 4.675 cirurgias, sendo 1.242 na área de ortopedia e 3.433 na área de cirurgia geral e especialidades.
O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico registrou 275.524 exames realizados, entre eles diagnóstico de laboratório clínico (225.404), radiologia (22.816), endoscopia (9.050), ultrassonografias (7.090), tomografias computadorizadas (5.428), eletrocardiografias (1.847) e mamografias (3.889), além de 19.847 sessões de hemodiálise realizadas ao longo de três anos. E a expectativa do hospital é aumentar o número de especialidades ofertadas com a inclusão de ginecologia e pediatria.
“O Hospital Regional de Chapadinha é de suma importância para essa região, ofertando a continuidade do cuidado, realizando procedimentos de média e alta complexidade, composto por uma equipe de excelência. Além de aproximar os serviços da população, diminui a espera e aumenta a resolubilidade da atenção básica e especializada ambulatorial”, destacou a diretora geral do hospital, Flávia Roberta Fernandes Marinho.
Assistência
O hospital possui 60 leitos - 12 deles de UTI -, quatro salas de cirurgia, atende pacientes de Chapadinha, Anapurus, Mata Roma, São Benedito do Rio Preto, Belágua, Vargem Grande, Urbano Santos, entre outros.
Ascom / SES MA
Fotos: Divulgação
Publicidade |