Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

FACSU - Faculdade Sucesso

FACSU - Faculdade Sucesso
Polo Chapadinha/MA

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

CHAPADINHA | SEMED Realiza Diálogo Coletivo para Elaboração de Proposta da Ampliação de Atividades Curriculares

Encontro aconteceu no prédio da Promotoria

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 12.Agosto.2021

Por: Sousa Neto - TDICs/SEMED

Considerando a necessidade de aprofundar os debates para definir as diretrizes sobre a ampliação das atividades escolares presenciais na rede pública de ensino, a Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem buscado um diálogo aberto e coletivo com as entidades e profissionais envolvidos nas ações educacionais. Na última quarta-feira (11), a convite da secretária municipal de Educação, profa Nara Macêdo, ao promotor Dr. Carlos Rafael Fernandes Bulhão, foi realizada uma reunião para tratarem sobre como deve acontecer esse processo.

Além da Promotoria, a secretária convidou também para o encontro, a presidente do SindChap, profa. Maria Lopes; e os presidentes dos seguintes conselhos: do Fundeb (profa. Cláudia Gardênia); profa Elexsandra Lima (representada pela profa Gerlane Araújo – vice-presidente do Conselho Municipal de Educação); e, prof. Manoel Reinaldo (presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar).


Tendo em vista que o retorno diante do cenário pandêmico, se faz necessário uma construção coletiva entre todos os envolvidos: pais, alunos, escola, Sindicato, Ministério Público e sociedade, a secretária – que esteve acompanhada dos técnicos-pedagógicos da SEMED, professores Romildo Júnior (Superitendência de Gestão Estrátegica e de Controle da Educação Básica) e Cleane de Jesus (Superitendência de Gestão e Planejamento Técnico-Pedagógico da Educação Básica), - solicitou uma audiência.

O encontro serviu para a SEMED apresentar proposta de ampliação gradual das aulas presenciais da rede pública municipal de Chapadinha. Na oportunidade, a secretária Nara Macêdo explanou uma síntese do que vem sendo realizado nesses 8 meses de governo municipal, como: O atendimento das aulas que ficaram pendentes do ano letivo de 2020, e a forma como se deu esse processo; e também, esclarecendo o por que da proposta de ampliação: Porque o município desde o mês de março, quando deu início as aulas do ano letivo de 2021 (sendo que desde fevereiro, devido a recuperação das aulas anteriores), vem executando (realizando) o Plantão Tira Dúvidas; foi realizado ações do Busca Ativa; foi criado o Projeto "A Escola Tá ON!" (que disponibiliza uma plataforma e programas de rádio).

Plataforma "A Escola Tá ON!" - Clique Aqui

Plantão Tira Dúvidas nas escolas

Leia também:

CHAPADINHA | SEMED: Durante Pandemia, Escolas Mantêm 'Plantões Tira-Dúvidas' e Apoio Pedagógico do AEE - Clique Aqui

Secretária de Educação, a profa Nara Macêdo informou que a SEMED vem trabalhando na elaboração dos protocolos pedagógicos e sanitários que serão adotados pelas unidades escolares para a volta das atividades presenciais, e que todas as medidas necessárias para a retomada do modelo presencial estão sendo tomadas, assim como assegurou que em momento algum as escolas deixaram de ministrar aulas aos alunos da rede, sendo adotado o modelo de ensino não presencial, disponibilizando (distribuição) atividades impressas e usando todos os recursos, rádio e plataforma digitais possíveis para alcançar os alunos. Com uma ressalva de que no período de 28 de maio até 21 de junho não houve atividades não presencial.

Nara pontuou, ainda, que a escola não pode perder seu real papel que é o de promover o ensino e a aprendizagem. Mas, que é uma preocupação da Educação atender à demanda pela alimentação, que ocorre por meio da distribuição dos kits Merenda Escolar. E ainda, que há engajamento para que todos sejam vacinados.

Já queremos voltar e estamos nos preparando, mesmo que em formato de aulas híbridas e escalonamento”, reforçou Nara aos interlocutores da reunião, e salientou que a Pasta está sempre aberta ao diálogo.

Para implementação  dessas ações, se faz necessário estabelecer regras que estejam em transição; regras negociadas de forma coletiva e com segurança para todos.

DIRETRIZES CURRICULARES

A SEMED por meio das Coordenações realizou encontro de professores, diretores e supervisão nas unidades de ensino, em todos os turnos, para a entrega das Diretrizes Curriculares.



Abaixo, segue alguns registros (fotos) das entregas e estudos:

Estudo das Diretrizes no Jardim Cirandinha

Estudo das Diretrizes no Jardim Cirandinha

Estudo das Diretrizes na Pré-Escola Pingo de Gente

Estudo das Diretrizes na U.E. Cel. Joaquim Nunes

Estudo das Diretrizes na Pré-Escola Anjo da Guarda

Estudo das Diretrizes no Jardim Luís Rocha Júnior

Estudo das Diretrizes no Jardim Luís Rocha Júnior

Por fim, a secretária municipal de Educação aproveita o ensejo para seus agradecimentos. "Queremos aqui agradecer à nossa prefeita Ducilene Belezinha por não medir esforços para garantir uma educação de qualidade em nosso município, fazendo jus ao slogan da gestão municipal: "Compromisso e Desenvolvimento"; também, à toda equipe da SEMED, todos os profissionais da educação pelo esforço e dedicação, comprovando assim que sucesso é resultado de determinação, bom senso e trabalho árduo, em qualquer época, e mesmo diante de uma crise sanitária, muito mais. Afinal, é isso que ensinamos aos nossos alunos. E com esta certeza, cada um de vocês se disponibilizou a enfrentar, quebrar paradigmas e se colocar em movimento, dar o primeiro passo, mesmo sem ter todas as respostas. Nosso agradecimento se estende, também, aos pais/responsáveis, alunos e a sociedade em geral".

E complementou: - "Prontos para se reinventarem profissionalmente, diante de tamanho desafio que atingiu o mundo, a pandemia (Covid-19), cada um fazendo a sua parte, buscando alternativas para atingir cada estudante, pequeno ou grande, criança, adolescente, jovem ou adulto, entendendo que todos tem direito à educação, mesmo em tempos de quarentena. E nesse movimento, a tecnologia se mostrou uma grande aliada da educação e vocês se mostraram dispostos a aprenderem, a estudarem para atingirem os estudantes de todas as etapas e modalidades, pesquisando, indicando sites e links, preparando conteúdos para disponibilizarem em redes sociais, e outros meios digitais, para viabilizarem a realização das atividades para todos os estudantes e sem esquecerem daquele que não tem acesso".

"Com espírito de equipe venceremos esse desafio e sairemos todos transformados profissionalmente e, principalmente, como seres humanos mais solidários, humildes, fortes, criativos e persistentes" - finalizou a secretária, Profa Nara Macêdo.


Publicidade


Nenhum comentário:

Arquivo do blog