WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

AGED Fomenta a Criação do 'Serviço de Inspeção Municipal' de Tutóia

A fiscal da AGED Cleide Selma Alves e o
vereador de Tutóia, Neto Pimentel (Foto: Divulgação)

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 27.Janeiro.2021

Representante da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Tutóia, a médica veterinária e fiscal estadual agropecuário, Cleide Selma Alves e o vereador eleito do município Neto Pimentel estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (26) para debater a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município de Tutóia.

A fiscal defendeu a importância do SIM para garantia da segurança dos alimentos ofertados à população de Tutóia e manutenção da qualidade dos insumos origem animal produzidos no município, em especial o pescado.

Cleide Selma explicou ao vereador que inicialmente o município deverá fazer estudo de viabilidade para implantação do SIM, ter projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores e lei sancionada pelo prefeito, apresentar o regulamento do Serviço de Inspeção e, posteriormente, formar uma equipe para atuar na fiscalização dos estabelecimentos que venham a ser registrados.

Publicidade

O vereador Neto Pimentel manifestou interesse e deu apoio a proposta ressaltando, inclusive, que “a criação do Serviço trará não só oferta de alimento de qualidade, mais desenvolvimento para o setor produtivo do município”.

Como demanda da reunião, deverão ser feitos agendamentos com os setores do município competentes para que a pauta tenha seguimento nas orientações necessárias para criação do SIM e edição da lei. Esse processo de fomento para implantação do SIM tem o apoio da AGED, por meio da sua Unidade Regional de Chapadinha.

Potencial produtivo

Tutóia está a 463 km da capital maranhense São Luís e tem recebido grande atenção de turistas por ser uma parada atraente para aqueles que fazem a chamada Rota das Emoções – um roteiro turístico entre os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Com uma culinária saborosa, voltada para pescados e frutos do mar, especialmente pratos à base de camarão, é fundamental que Tutóia possua Serviço de Inspeção Municipal para produtos de origem animal, como forma de garantir a qualidade desses produtos que chegam à mesa do público consumidor.

*Com informações da Ascom/AGED MA


Publicidade


Arquivo do blog