Chapadinha/MA - Quinta-Feira, 23.Abril.2020
Quase 30 mil novos cadastros no Programa Tarifa Social já foram realizados somente na primeira semana de funcionamento dos canais de atendimento à distancia. Criados pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), o telefone e o site facilitam o acesso dos usuários ao programa, que concede descontos de até 100% na tarifa de energia elétrica.
O Programa Tarifa Social foi criado pelo Governo Federal e consiste na redução da tarifa de energia elétrica para clientes residenciais de baixa renda e povos tradicionais, como indígenas e quilombolas. De acordo com o secretário Márcio Honaiser, as ferramentas foram criadas com o objetivo de intensificar a campanha de adesão ao programa.
“Desde o mês de setembro de 2019, o Governo do Estado, em parceria com a Equatorial Cemar e a FAMEM vem promovendo campanhas para aumentar o número de pessoas beneficiárias do Tarifa Social. Respeitando o isolamento social para combater o novo Corona Vírus (COVID-19), criamos os canais de atendimento virtual para facilitar a adesão dos possíveis beneficiários do programa, sem que ninguém precise sair de casa. Estamos batalhado para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social que mais precisam de assistência nesse momento”, disse o secretário.
Em média, 394 mil maranhenses podem ter acesso ao desconto, mas ainda não realizaram o cadastro. Além do site www.tarifasocial.sedes.ma.gov.br, os usuários poderão conversar com a Mara, assistente virtual criada exclusivamente para tirar dúvidas e efetuar o cadastro no programa para ter direito aos descontos. Normalmente o cadastro do Tarifa Social é feito presencialmente, nas agências da Equatorial Cemar ou nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios.
De acordo com Medida Provisória do Governo Federal, os beneficiários do programa terão 100% de desconto na conta de energia elétrica, desde que o consumo seja inferior ou igual a 220kw/mês, no período de 1° de abril a 30 de junho de 2020. Os clientes que já tiverem feito o pagamento da conta não serão prejudicados, pois o saldo será creditado na conta próxima fatura.
No Maranhão, 698 mil pessoas consideradas de baixa renda, receberão o benefício automaticamente, porque já estão cadastradas. A Equatorial Cemar também possui canais de atendimento para solicitar o cadastro e receber o benefício, através do site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116.
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Novidade: Equatorial realiza cadastro na tarifa social baixa renda pelo WhatsApp
*Com contribuição do Blog da Priscila Petrus
A Equatorial Maranhão lançou mais uma facilidade no seu canal de atendimento pelo WhatsApp.
Agora, por meio da assistente virtual Clara, os clientes poderão solicitar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica através do aplicativo de mensagens e conseguir descontos na conta de energia. Estar cadastrado na tarifa social baixa renda é um dos pré-requisitos ao benefício que isenta os consumidores de baixa renda do pagamento da tarifa de energia entre 1º de abril e 30 de junho, segundo Medida Provisória (MP) publicada pelo Governo Federal.
Para fazer o cadastro, é preciso salvar na agenda do celular o número (98) 2055-0116. No primeiro contato com a Clara, no WhatsApp, ela passará uma lista de opções de serviços, como: informar falta de energia, segunda via de conta, código de barra de pagamento, consulta de débitos e religação. E, agora, ela também oferece o cadastro de tarifa social baixa renda, no qual o cliente deverá informar a conta contrato e seguir as orientações da atendente virtual, inclusive informando o número do NIS (Número de Inscrição Social), seja do titular da conta, seja de qualquer familiar que more na mesma casa.
A partir da solicitação, a Equatorial faz a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem e validação dos dados, caso esteja tudo certo com a documentação, o cliente passa a ter o benefício a partir da fatura seguinte. Já para o beneficiário que não é o titular da conta contrato na Equatorial Maranhão, será necessário informar, além do número do NIS, outras informações do titular do NIS: nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.
A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares, informa que há muitos cidadãos que possuem NIS mas não estão cadastrados para ter o benefício da Tarifa Social. “Hoje, o Maranhão possui cerca de 400 mil famílias que ainda não realizaram esse cadastro. E agora, além do nosso site e central 116, nossos clientes poderão conversar de forma rápida e acessível também com a nossa assistente virtual Clara, pelo WhatsApp. Todo nosso empenho é para que esse benefício chegue mais rápido aos maranhenses que mais precisam”, afirma Francila.
100% de desconto na tarifa de energia – Por meio de uma Medida Provisória, o Governo Federal ampliou o benefício da Tarifa Social Baixa Renda para a população no contexto da pandemia da Covid-19. Com isso, a Equatorial Maranhão começou a implementar a isenção do pagamento referente à tarifa de energia elétrica para aproximadamente 700 mil famílias cadastradas na Tarifa Baixa Renda, que consomem até 220 kWh por mês. O desconto será aplicado para as faturas emitidas no período de 01 de abril a 30 de junho, conforme previsto na MP. Para mais informações sobre quem tem direito a isenção, consulte o site www.equatorialenergia.com.br
Atenção – para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. E, para saber se o cadastro ainda está ativo, o cliente pode ligar para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou consultar a validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS.
SERVIÇO
WhatsApp da Equatorial Energia Maranhão: (98) 2055-0116; basta salvar esse número na agenda do celular e mandar um “Oi” que a Clara te responde.
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