WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de março de 2019

ANAPURUS | Prefeita Profa. Vanderly e Equipe de Administração e Finanças Participam de Seminário em SL

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo
Equipe de Administração e Finanças do
município de Anapurus
participaram do Seminário

O Ministério Público do Maranhão realizou nesta terça-feira, 26, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, a apresentação do projeto "Município Legal: + Receitas + Direitos" aos prefeitos e presidentes de Câmara de Vereadores do Maranhão.

Vice-governador elogiou projeto do MPMA

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Participaram da solenidade membros e servidores do MPMA, representantes do Judiciário, do Governo do Estado, Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e Ministério Público de Contas, além dos dirigentes da Federação das Administrações Municipais do Estado do Maranhão (Famem) e da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão. O secretário de Articulação Política, Rodrigo Lago, também esteve presente.


Ao saudar os prefeitos e vereadores maranhenses, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, afirmou que é nos municípios que os cidadãos vivem e demandam as políticas públicas mais imediatas e urgentes, oferecidas por meio de serviços custeados pelos orçamentos dos entes federados.

O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande,
Erlânio Xavier,
 destacou parceria

O chefe do MPMA observou, no entanto, que os serviços públicos nas cidades estão quase sempre em falta, o que se explica, em parte, porque a receita própria é insuficiente, levando a maioria dos municípios brasileiros a dependerem de repasses e transferências dos governos federal e estadual.

Com o projeto “Município Legal: + Receitas + Direitos", buscamos apoiar Prefeituras e Câmaras de Vereadores na efetividade da arrecadação própria, para a garantia das políticas públicas para o cidadão”, explicou Gonzaga.

A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna
A prefeita Profa. Vanderly e a equipe de
Administração e Finanças do município
de Anapurus participaram do Seminário

Dentre outros números levantados, ficou evidenciado que a receita tributária arrecadada pelos municípios maranhenses representa apenas 65% da receita tributária prevista. De todos os tributos arrecadados, o ISS é o que tem a maior participação na receita dos entes municipais, com 43%.

*Post resumido e editado. Leia na íntegra no portal do MPMA - Clique Aqui.


publicidade


Arquivo do blog